Colunas

FUTEBOL

As serpentes voltam aos ninhos

Publicado em: 18/03/2020

Os times de Cascavel terminaram a primeira fase do paranaense de forma coerente com as expectativas. Um segue adiante, o outro permanece na primeira divisão

Olha gente, terminada a primeira fase do Campeonato Paranaense, com o FC Cascavel figurando de forma brilhante na segunda colocação, atrás apenas do Coritiba, e o Cascavel CR garantindo a permanência na primeira divisão do futebol do estado, nossas serpentes voltam aos seus ninhos sem previsão do tempo de paralisação, em função da pandemia provocada por um simples vírus, covid-19, o novo coronavírus. Simples, porém capaz de matar por insuficiência respiratória em poucos dias. 

O FC prossegue nas fases eliminatórias do mata-mata, enfrentando o Rio Branco de Paranaguá, demonstrando a que veio neste 2020. Uma grande estrutura e uma grande torcida que abraçou a causa principal: formar um bom time de futebol que proporcionasse bons espetáculos durante todo o ano. 

Missão cumprida. Já o Cascavel CR não prossegue na competição, porém pode formar bons jogadores nas categorias de base e ser um celeiro de futuras revelações. Com um maior apoio da comunidade, dará muitas alegrias a sua histórica torcida. 2021 poderá ser um ano melhor. É aguardar e ver.

Nessa última rodada, as serpentes jogaram fora de casa. O FC Cascavel bateu o União por 3x2. O time de Francisco Beltrão teve um prejuízo de 10 mil reais nesta jornada, pois os portões estavam fechados, por determinação da FPF, seguindo orientação da CBF. O técnico Agenor Piccinin, muito conhecido de outras edições do paranaense – inclusive treinou times da região oeste - , com certeza, terminou a sua participação neste ano muito chateado. Não se pode fazer milagre com um plantel fraco, como o do União.

O árbitro Leonaldo Lima registrou  a ocorrência de socos e empurrões entre dirigentes, inicialmente, e integrantes das comissões técnicas das duas equipes, na sequência. O nosso time foi melhor e poderia ter feito mais gols. Nossos jogadores que marcaram foram  William, Tocantins(xodó da torcida) e Magno; o FC Cascavel esteve sempre na frente do placar. Vamos  animados para a próxima fase.

Já o Cascavel CR foi até Cornélio Procópio empatou com o PSTC. Os gols saíram no segundo tempo, com um justo empate através de Ramon, aos 24 minutos. Foi um jogo muito disputado no meio de campo, com 6 cartões amarelos e um vermelho (Leonardo, do PSTC, aos 10 minutos do segundo tempo). Metade da comissão técnica do PSTC foi expulsa ao final do jogo, o que causou polêmica. Quando falta futebol, sobra polêmica. É assim. Parabéns aos jogadores do Cascavel CR e comissão técnica. Tivemos um mau começo e um final como era esperado. 

 A última rodada foi jogada com os portões fechados. Foram definidos os confrontos da próxima etapa, se houver, pois existe a perspectiva de termos até quatro meses sem futebol ou qualquer prática esportiva coletiva no Brasil. Os embates serão (ou seriam) estes: Coritiba x Paraná; FC Cascavel x Rio Branco; Athletico x Londrina e Operário x Cianorte. O time do Toledo conseguiu permanecer na primeira divisão, mostrando muita garra nas jornadas finais, quando tudo parecia perdido. 

E como se esperava desde as últimas rodadas, PSTC e União morreram abraçados e voltam para a segunda divisão – não conseguiram permanecer entre os clubes da elite, por falta de estrutura e apoio, mas, principalmente, por deficiências técnicas. Foi engraçado ouvir numa rádio de Francisco Beltrão o bate-boca entre um jogador e um repórter esportivo. O jogador disse: “Quem sabe a diretoria monta uma estrutura melhor para o ano...”. O repórter respondeu na hora: “Pois é, e quem sabe os jogadores jogam melhor no próximo ano...”. Bem, mas cada coisa tem o seu próprio tamanho. Ilusão não vence o campeonato. Nem palavras. É como a vida: temos que trabalhar, trabalhar e trabalhar... 
 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

1 COMENTÁRIO(S)

Dr. Márcio: Como sempre excelente comentario. A verdade, de fato.
comentado por Sebastiao Dias em 18/03/2020
×

Assine Aldeia

Por apenas R$ 9,90* / mês.

Deixe seu telefone, nós ligamos para você.
Venha fazer parte da nossa tribo!