Colunas

FUTEBOL

A volta do futebol

Publicado em: 05/07/2020

No retorno do futebol, o técnico do FC Cascavel, Marcelo Caranhato, ainda surpreende pelo excelente trabalho

O técnico do FC Cascavel, Marcelo Caranhato, tem demonstrado ser um intelectual do futebol pelas ações desenvolvidas nesse período que antecede a volta do esporte das multidões no Paraná. Apesar de que o novo coronavírus ainda não deu trégua, a retomada dos treinos foi autorizada pelas autoridades sanitárias. No Centro de Treinamento, o time voltou às atividades desde o início de junho. É uma espécie de intertemporada, algo inédito em nosso calendário a essa altura do ano. Ano de 2020, ano estranho, com histórias que ficarão na memória de todos. Como esquecer?

Mas o tema é o futebol, o nosso futebol, o nosso representante no Campeonato Paranaense e na Série D do Brasileirão. Testes foram realizados e atletas, funcionários e dirigentes estão aquecendo os tamborins para a volta. Terá o time o mesmo sucesso do início do ano, quando chegou a liderar o Paranaense, algo que os mais otimistas duvidavam? 

O importante é o esporte e o entretenimento, a alegria que o futebol nos traz. Também, traz a integração e mesmo o fortalecimento da coesão e da identidade de uma comunidade, seja a cidade ou mesmo a região. É muita coisa. Os atletas perderam massa muscular e estão se recuperando. O técnico Caranhato é muito bom e já volto a ele. O preparador Dante Luís deu show no início da jornada 2020. Os dirigentes continuam fazendo um bom trabalho de assessoramento e gestão – têm que cuidar de tudo e de todos, observar os detalhes com carinho (como uma família) -  e isso tem acontecido. A imprensa não vê a hora de a bola rolar, seja no Estadual ou no Nacional – certamente teremos uma cobertura espetacular. E a torcida? Bem, a torcida já tem demonstrado muito amor pela equipe. A cidade está repleta de camisetas aurinegras, em todos os cantos. E isso é crescente.

Volto ao técnico, ao surpreendente Marcelo Caranhato. Em entrevista ao jornal Hoje, disse que está elaborando os treinos dia após dia: “Priorizamos otimizar e qualificar o tempo de trabalho; o planejamento é uma constante para que os atletas tenham condições mínimas de jogo”.  Li, ouvi e vi em algum lugar, pelos nossos repórteres esportivos – e são muitos em Cascavel – que Caranhato tem uma intelectualidade elevada, nos conceitos do esporte e da vida em geral, que procura cultivar a amizade e a liderança entre os atletas de forma peculiar – com entusiasmo e dinamismo -, o que o diferencia da grande maioria de seus antecessores. Isso só aumenta a expectativa de grandes jornadas nesse ano que tem sido muito triste para todos, pela pandemia.

Precisamos, sim, de sorrisos e momentos de felicidade para abrandar o noticiário, a rotina das mortes pela Covid-19 e das desavenças e desentendimentos dos que deveriam atuar como líderes no Brasil e nos indicar o bom caminho, deveriam ajudar e não atrapalhar. Bem, isso é outra coisa. Aguardemos o futebol. 
/arquivos/images/WhatsApp%20Image%202020-07-05%20at%2010.26.37.jpeg
Marcelo Caranhato: treinos dia após dia

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

2 COMENTÁRIO(S)

Esperamos ansiosamente a bola rolar, saudade do nosso futebol.
comentado por Sebastiao Dias em 08/07/2020
Matéria excelente!
comentado por JOAO BATISTA PEREIRA ORMOND em 07/07/2020
×

Assine Aldeia

Por apenas R$ 9,90* / mês.

Deixe seu telefone, nós ligamos para você.
Venha fazer parte da nossa tribo!