Colunas

SERPENTES

Entre a razão e a emoção...

Publicado em: 26/02/2021

Uma linha separa as duas serpentes na competição estadual de 2021. Uma linha entre o racional e o mágico, aspectos que fazem parte do futebol.

Futebol visto como fenômeno sociológico, muito além do esporte. Futebol que também é arte e cultura, porque encontra-se enraizado no gosto popular e mesmo na história de nosso Brasil. É fator de identidade e integração da comunidade, seja local, regional, estadual ou nacional.

Em nossa aldeia já não tanto pequena, poderemos acompanhar as jornadas do FC Cascavel, embasada na razão, com planejamento e método científico de um clube que cresce a cada ano; e do Cascavel CR, que vai brigar mais um ano para continuar na primeira divisão do futebol paranaense, calcada mais na emoção e magia do futebol – uma junção de boleiros experientes que pode incomodar no campeonato – ou não.

Os comandantes das equipes darão o tom, como maestros, mostrando a que vieram já nas primeiras rodadas. Tcheco é mais conhecido nosso. Jogou nas equipes do Paraná Clube, Malutrom, Coritiba e Grêmio, onde se destacou, entre 2006 e 2008, como um dos melhores futebolistas do Brasil. Também atuou na Arábia Saudita e no Santos, terminando a carreira no Corinthians.

Como ex-jogador de meio de campo, tem uma visão geral do futebol interessante, que busca harmonizar todos os setores, cobrando atenção na marcação e saídas rápidas pelas pontas. Seus métodos de treinamento exigem muito dos atletas, com repetição e estudo de jogadas. Estudou na Europa gestão e funções executivas do futebol e outros esportes.

Já o treinador Alex Alves, que atuou como atacante no Juventus, Bahia, Portuguesa, Cruzeiro, e Botafogo (onde foi o artilheiro da Copa do Brasil de 2004), além da Turquia, tem a visão mais objetiva de buscar a meta adversária, a qualquer custo. Vem com a experiência de quatro anos como técnico de futebol. Teremos dois times no campeonato: um mais técnico, outro mais raçudo.

m mais um ano marcado pela pandemia da Covid-19, o futebol tem a missão de atenuar o sofrimento coletivo, proporcionando um pouco de alegria e emoção positiva, mesmo que seja pelo rádio ou pela tela da televisão ou internet. Vamos aos jogos, e que os treinadores tenham sucesso. 
 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.
×

Assine Aldeia

Por apenas R$ 9,90* / mês.

Deixe seu telefone, nós ligamos para você.
Venha fazer parte da nossa tribo!