Colunas

PANDEMIA

Tudo é possível no futebol, em tempos de Covid!

Publicado em: 02/03/2021


Olha gente, a frase do Jornalista Juca Kfouri nunca serviu tanto para o momento que estamos vivendo: “Tudo é possível no futebol! Mas, tem que haver preparo psicológico...”. Era para os jogadores e o técnico das equipes essa afirmação - mas serve, hoje, para todos nós, público torcedor, gestores do esporte e mesmo integrantes da crônica esportiva. 

Estamos com mais um desafio da pandemia da Covid-19 em nosso caminho. O avanço dos casos e a implosão do sistema de saúde pública e privada, notadamente em função do descaso de boa parte de nossa população, nos faz chegar à paralização do campeonato paranaense de futebol. Por uma semana, ou duas, ou mais, não sabemos ainda. A própria FPF foi pega de surpresa, o que proporcionou algum aborrecimento no último final de semana, quando apenas dois jogos, dos seis programados, foram realizados.

As equipes de Cascavel tiveram os jogos adiados; ponto positivo: os técnicos Tcheco e Alex Alves terão mais tempo para preparar, principalmente no aspecto tático, as equipes. Ponto negativo: fica no ar uma atmosfera de incerteza – afinal, o que vem pela frente?

Temos agora dois caminhos: ou navegar ao sabor do vírus e das nuances do sobe e desce do número de casos clínicos; ou aprimorar o sistema de saúde dentro do futebol. Creio que o segundo caminho é o mais adequado. Aprimorar o controle sanitário nas praças do futebol e nos campos de treinamento; melhorar os ambientes onde ocorrem reuniões e discussões administrativas, ou mesmo nos locais de preleção e alojamento de jogadores; melhorar as instalações para receber a imprensa nos locais a ela destinados; promover o diagnóstico precoce da moléstia através de um sistema bem organizado nos departamentos de saúde para afastar de imediato os casos suspeitos entre atletas e comissões esportivas – como diz o médico e professor Miroslau Bailak, aqui de Cascavel: em tempos de pandemia, qualquer gripezinha ou tosse deve servir como alerta – pode ser Covid! O campeonato paranaense de futebol vai exigir de todos nós muita paciência e preparo psicológico.
 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.
×

Assine Aldeia

Por apenas R$ 9,90* / mês.

Deixe seu telefone, nós ligamos para você.
Venha fazer parte da nossa tribo!