A revista mais premiada do Paraná
14 anos de história

Bola na Aldeia

Márcio Couto
Médico, escritor e entusiasta do esporte

FC Cascavel garante classificação para o mata-mata

Publicado em: 14/07/2022


FC Cascavel faz um bom jogo e bate o Marcílio Dias em casa por 3x0 

PRÉ-JOGO
O FC Cascavel poderia definir a classificação para a fase do mata-mata da Série D do Brasileirão em casa - a vitória frente ao Marcílio Dias já garantiria a sequência na competição

O FC Cascavel (4º lugar, 19 pontos) enfrentaria o Marcílio Dias (5º lugar, 14 pontos), de Itajaí, SC, no sábado (dia 9) no Estádio Olímpico Regional e definir a continuidade no campeonato com uma vitória.

Eram necessários apenas dois pontos nos seis que restam para o final da fase classificatória, sem depender de combinações de resultados dos times adversários. O jogo em casa contra o Marcílio Dias e depois fora, contra o Próspera, de Criciúma, último colocado e com a pior defesa, no outro final de semana.

A defesa da Serpente Aurinegra, apesar de frequentes falhas pontuais de jogadores, estava entre as duas melhores do grupo 8, com 9 gols sofridos (junto com o Azuriz). Por outro lado, o ataque era um dos três piores, superior apenas aos dos últimos colocados: Juventus e Próspera. O ataque, portanto, era o problema.

E Tcheco não tem feito mágicas, como no ano passado, quando conseguiu tornar competitiva uma equipe com jogadores de menor qualidade técnica, chegando ao vice-campeonato estadual – mas depois oscilou – precisou ser remontada.

Um esquema mais ofensivo seria buscado pelo técnico Tcheco, que não tem contado com a força máxima no ataque, sendo sentidas principalmente as faltas no último jogo de Rodrigo Alves, o Rodriguinho – com lesão muscular -, e há várias rodadas, de Lucas Batatinha – que se recupera de fratura na perna – eles seriam reavaliados na véspera da partida.

A ideia seria abafar os catarinenses e procurar o gol logo nos primeiros 15 minutos da partida, mantendo pressão máxima até o final do jogo, o último frente à torcida nesta fase.  

Uma boa vitória traria mais ânimo a todos, e o que se esperava é que o time chegasse mais próximo de “encaixar”, com mais entendimento do meio para o ataque, o que não vinha acontecendo, com Robinho e Léo Itaperuna passando por uma fase ruim, e, mesmo, com pouca sorte nas finalizações de jogadas.

Robinho sem paciência e chutando de fora da área sem pontaria e Léo Itaperuna, de baixa estatura, se movimentando, brigando mesmo, mas perdendo as disputas de bola dentro da grande área.   

Azuriz, Caxias e Aimoré já estão classificados. Se o FC Cascavel se manter na quarta posição, deverá enfrentar São Bernardo – invicto e que não levara  gol algum; ou o Paraná Clube no primeiro mata-mata, continuando como está a classificação do grupo 7.

O FC Cascavel precisaria vencer as duas partidas faltantes para tentar escapar desses fortes adversários e ganhar algum fôlego, melhorando o entrosamento do grupo de atletas. A torcida esperava uma participação mais aguerrida dos jogadores que foram contratados para a série D, a exemplo do goleiro André Luís, zagueiro Fernando, meia Tiago Luís e os dois Lucas, Coelho e Batatinha.

Estavam devendo o zagueiro Ítalo, o lateral direito Michel, e os atacantes Felipe Micael, Cavani e Rodrigo Alves.

A comissão técnica pediu uma reflexão da torcida, a estrutura do clube é boa, é necessária a participação da torcida incentivando os jogadores para a vitória – afinal serão 4 temporadas cheias, com calendário nacional, incluindo 2023.

Falta um pouco mais de potência no veneno dessa Serpente, que já foi mais respeitada pelos adversários. Mas isso pode mudar já a partir desta rodada. A conferir.
 
 

O JOGO
FC Cascavel finalmento fez um bom jogo na tarde de sábado (dia 9), numa partida em casa contra o Marcílio Dias, de Itajaí. A vitória por 3x0 garantiu a presença na fase de mata-mata da Série D do Brasileirão, com uma rodada de antecedência.  

O time buscou o gol desde o início da partida, com uma boa presença dos atacantes Lucas Coelho e Rodrigo Alves. Os laterais Libano e Wiliian Simões subiam com habilidade e levavam perido ao M Dias, com bons cruzamentos para a área.Aos 36 minutos Lucas Coelho quase marcou.

Um minuto após, aos 37, depois de uma excelente triangulação com Jacy e Lucas Coelho, Rodrigo Alves, o Rodriguinho, marcou o primeiro gol.

No segundo tempo, o M Dias esboçou uma reação já no primeiro minuto. André Luiz fez uma defesa espetacular, salvando uma cabeceada do atacante André, dentro da pequena área – uma segunda defesa importante aconteceu aos 20 minutos, quando o FC Cascavel já vencia por 2x0.

O segundo gol foi logo aos 6 minutos, numa tabelinha de Rodrigo Alves (que fez uma excelente partida) e Lucas Coelho, que apenas tocou para o arco do goleiro catarinense, com a defesa do M Dias desarrumada.

O terceiro gol foi aos 27 minutos, num contra-ataque fulminante, com Jajá e Léo Itaperuna driblando dois zagueiros no mano a mano; Itaperuna fez o gol e se emocionou muito – parece que finalmente o ataque da Serpente desencantou.

Jacy perdeu um gol feito da pequena área, mas fez boa partida. Tcheco vai ter que buscar equilibrar o time emocionalmente, que levou 5 cartões amarelos, alguns gratuitos, como o de Fernando (que fazia cera mesmo depois dos 3x0) e o de Lucas Batatinha, que estava no banco de reservas mas se envolveu numa discussão na beira do gramado.

O FC Cascavel chegou a 22 pontos e continua na quarta colocação. Os demais classificados têm todos 24 pontos. Na próxima rodada (dia 16) o jogo é contra o Próspera, de Criciúma, último colocado; o jogo será em Nova Veneza.  

Tem que vencer por 3x0 e esperar um tropeço  do Aimoré frente ao Marcílio Dias (derrota ou empate) e um empate entre Caxias e Azuriz, para ficar em primeiro lugar. Uma vitória por 3x0 e um empate entre Caxias ou Azuriz já afasta o confronto com o Paraná Clube e o São Bernardo (que tem a melhor defesa do campeonato).

Apenas 731 pessoas assistiram ao jogo (588 pagantes) – pouca gente, mas ainda superior à média de torcedores nos jogos da série D.

Assessoria do FC Cascavel
Vitória por 3x0 contra o Marcílio Dias, em um grande jogo e ótima atuação da Serpente! Com gol de @rodrigoalves_95 no primeiro tempo, e @lucascoelho09 e @leoitaperunaoficial no segundo tempo, a Serpente Aurinegra confirmou a classificação para a próxima fase da Série D com uma rodada de antecedência.  

Na próxima rodada, o Cascavel vai até Santa Catarina para enfrentar o Próspera. O jogo acontece no sábado, às 15 horas, no Estádio da Montanha, em Nova Veneza. Dependendo dos resultados, o time ainda pode terminar até na primeira colocação do grupo 8.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Expresse, fale, opine, sugira! Nós queremos fazer nossa Aldeia cada vez melhor.

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.
© 2022 REVISTA ALDEIA Todos os direitos reservados.
Alguma dúvida? Nos te ajudamos. Ligue: (45) 3306-5751