A revista mais premiada do Paraná
14 anos de história

Fazer gestão de vendas precisa ser chato?

Publicado em: 11/08/2021
Aposto que quando você escuta o termo “gestão de vendas” a sensação é de algo teórico e burocrático, correto? Mas, não precisa ser assim. Uma forma prática, simples e efetiva envolve apenas dois aspectos: (I) Um processo com metas; (II) Uma rotina de análise.

O processo com metas
Para começar, reflita: como seria um jogo de futebol sem regras? E como um árbitro conseguiria controlar esse jogo? Agora pense em um setor de vendas sem regras. Como um gestor controlaria as ações e o que ele controlaria? Difícil, né.

Os problemas de muitos negócios começam na falta de um processo. Ou seja, na falta de regras. Muito bem, além do processo, você precisa das metas. É óbvio que o objetivo de um departamento de vendas é vender. No entanto, você precisa estabelecer o quanto você quer vender e o que precisa acontecer dentro do seu processo para você chegar lá.

Para entender melhor, no QRCode deste artigo, você poderá baixar um ebook bastante didático que explica, passo a passo, como montar o seu processo de vendas e suas metas.

A rotina de análise
Além do processo e das metas, para fazer gestão, você precisa de indicadores de desempenho e de momentos para discuti-los. Você não precisa de muitos indicadores, apenas três para começar: (I) Taxa de conversão geral; (II) Taxa de conversão por etapa e (III) Motivos de perda.

Além desses indicadores, você precisa de uma rotina organizada para acompanhá-los. Uma proposta simples e efetiva é acompanhar os indicadores semanalmente, discutindo o que foi realizado na semana anterior, o que deu certo, o que deu errado e o que será realizado na semana atual. 

Todas as ações devem ser pensadas para melhorar os indicadores e, consequentemente, as metas a serem alcançadas. Faça isso e você começará a ver sua gestão ir da burocracia para a prática simples.

Conclusão
E aí, gostou desta abordagem e quer entender melhor como construir seu processo, suas metas, como analisar os indicadores e discuti-los? Então leia o QRCode e acesse este conteúdo na íntegra. Bora vender!



 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Expresse, fale, opine, sugira! Nós queremos fazer nossa Aldeia cada vez melhor.

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.
© 2022 REVISTA ALDEIA Todos os direitos reservados.
Alguma dúvida? Nos te ajudamos. Ligue: (45) 3306-5751