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Sabia que o modelo AIDA pode ser o diferencial nas suas vendas?

Publicado em: 15/10/2021
O modelo AIDA (Atenção, Interesse, Desejo e Ação), criado em 1898 pelo advogado, empreendedor e publicitário Elias St. Elmo Lewis, representa os estágios que um comprador percorre até decidir comprar algum produto ou serviço.

O modelo é utilizado em qualquer estrutura de comunicação, a exemplo de mensagens em WhatsApp, e-mails e anúncios.

O fato de ser utilizado até hoje, séculos depois, demonstra que Lewis conseguiu “decifrar” o comportamento do consumidor. 
No entanto, hoje o consumidor tem mais opções e está muito mais exigente e atento.

Portanto, me acompanhe até o fim para você conhecer melhor os quatro estágios que compõem este modelo.

Atenção
Qualquer comunicação baseada em AIDA começa com o objetivo de chamar a atenção de quem está lendo ou ouvindo.
Tudo o que é diferente e inesperado chama a atenção. Não precisa ser extenso ou complexo, apenas diferente e inesperado. 

Interesse
Depois de atrair a atenção do seu potencial cliente, é hora de despertar o interesse dele.
No universo de vendas, normalmente um consumidor se interessa por algo que possa resolver algum problema que ele esteja enfrentando.

Desejo
Em seguida, é o momento de desenvolver esses pontos de interesse e fazer com que ele sinta um desejo.
O exemplo mais comum é quando você faz com que ele sinta desejo quando aborda a solução para os problemas que ele enfrenta.

Ação
Uma vez que você conseguiu a atenção do seu potencial cliente, despertou seu interesse e gerou um sentimento de desejo, agora é o momento de pedir para que ele realize uma ação específica.
Essa ação pode ser uma agenda para uma nova conversa, um clique em um botão, a assinatura de um contrato, o preenchimento de um formulário, etc.

Conclusão
Essa é a estrutura básica. No artigo do QRCode você entenderá o modelo com mais detalhes e com quatro casos práticos de aplicação.
Bora vender!

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