Colunas

Passada as campanhas eleitorais, o Valongo realizou uma enquete nas redes sociais

Publicado em: 21/12/2018

A proposta, era que o público escolhesse o que iríamos checar. Duas declarações foram as mais votadas: uma do prefeito Leonaldo Paranhos e outra do governador eleito, Ratinho Junior. Já adiantamos que as afirmações passam longe da realidade. Vejamos quais são.

Nas redes sociais o prefeito afirmou: 

“A educação de Cascavel é referência para todo o Brasil". Leonaldo Paranhos, Facebook, 06 de novembro de 2018.

Para checar, o Valongo utilizou o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), sistema criado por órgãos do governo federal que avaliam o nível de ensino no país. De acordo com os dados, há exatamente 110 municípios com desempenho maior que Cascavel. No Estado, a maior nota é do município de Serranópolis do Iguaçu com 8.7, Cascavel alcançou 6.5. No Brasil, o maior desempenho é o de Sobral, no Ceará, com 9.1.

A educação em Cascavel tem sim crescido, mas é um equívoco chamá-la de referência nacional, pois atualmente não possui nota adequada para tal posição. Por isso, o Valongo classifica essa declaração como, Falsa.

Ratinho Junior, em evento promovido pela Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), fala sobre a produção da agricultura familiar: 

"A agricultura familiar responde por 85% dos alimentos produzidos no Estado." Ratinho Junior, Tribuna do Interior, 05 de novembro de 2018.

O Valongo entrou em contato com a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, IPARDES, Emater, e as respostas que conseguimos, apesar de bem semelhantes, não ajudavam muito: “não há dados sobre isso”. 

De todas as informações encontradas, a que melhor pode esclarecer a declaração de Ratinho, é o índice do governo do Estado sobre o número de propriedades habitadas por famílias produtoras. Segundo o Governo, 80% das terras pertencem à agricultura familiar. No entanto, isso não significa que ela é responsável por 85% da produção total de alimentos do Paraná. 

O que sabemos é que, de fato, a agricultura familiar é muito importante no Paraná e no Brasil. Tanto é que o governo Estadual e Federal oferecem programas de incentivo para esse público, como o Programa Estadual de Agricultura Familiar e o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Mas independente disso, em relação à produção, não há dados suficientes para indicar com precisão qual é o peso da agricultura familiar. Por conta da falta de dados que sustentem a afirmação de Ratinho Junior, o Valongo a classificou como INSUSTENTÁVEL.
 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.