Colunas

#Promessas Aeroporto

O aeroporto de Cascavel é uma pauta antiga do município. Há uma opinião geral de que ele não está à altura da importância da cidade, nem oferece os serviços que ela precisa para se desenvolver. Talvez por isso, não só prefeitos, mas também deputados estaduais, federais e governadores repisam, de novo e de novo, uma série de promessas sobre o tema. Na campanha do prefeito Paranhos não foi diferente. Ele fez coro com seus antecessores e aliados. O Valongo conferiu como andam essas promessas.

O que o prefeito prometeu?

Serão duas promessas consideradas. A primeira é a de ampliar a oferta de passagens, com novas companhias aéreas, para reduzir o preço das tarifas. A segunda é reformar a estrutura atual do Aeroporto da cidade.

Citações/Fonte

“(...)Temos pressa, vamos em busca de novas companhias aéreas para baratear o custo das passagens”. Fonte: Jorge Lange, em propaganda eleitoral com Paranhos.

 

“[Faremos] A melhoria do acesso ao Aeroporto de Cascavel, bem como melhora de sua infraestrutura para a otimização de sua utilização.” Fonte: Plano de Governo.

Como estão andando essas promessas?

Em 2017, as duas promessas envolvendo o aeroporto começaram a andar. Ainda em janeiro, o vice-prefeito, Jorge Lange, anunciava o início das negociações com uma grande companhia aérea. Em agosto, o prefeito confirmava uma parceria política com o deputado Giacobo e o governo do Estado, que renderia o repasse de R$ 18 milhões para um novo projeto de reforma, muito mais ambicioso que a obra abandonada na gestão anterior. No entanto, as negociações do vice-prefeito não foram adiante, porque a companhia aérea exigiu reformas estruturais como condição para operar em Cascavel. Além disso, problemas com o repasse das verbas prometidas fizeram com que a previsão do início das licitações, que era o final de 2017, fosse postergada para o início de 2018. Por enquanto, não há informações de quando o processo se iniciará. A expectativa é que seja em breve. Enquanto isso não acontece, ambas as promessas são classificadas, pelo Valongo, como PARADAS.

Como o plano de trazer novas empresas depende da reforma da estrutura atual do aeroporto, de modo a atender às exigências das companhias, as duas promessas só poderão ser reavaliadas com o início das obras.

O Paranhômetro mede as promessas de campanha do prefeito de Cascavel. Ele é feito pelo Valongo Checador de Fatos, que confere o grau de veracidade do discurso político cascavelense. Até o final do mandato, todas as promessas de campanha do prefeito serão classificadas em cumpridas, descumpridas ou cumpridas em partes.

www.valongo.info

@valongofact

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.