Colunas

Fila nas creches

Publicado em: 10/06/2018

O problema das filas nas creches municipais está entre os principais desafios da administração pública cascavelense. O número muda constantemente, mas hoje são em torno de 3.200 crianças aguardando. Não apenas aqui, mas em várias outras cidades do Brasil, faltam vagas nas creches públicas. As famílias que necessitam do serviço sofrem, mas as mães solteiras principalmente. Por isso, nas campanhas eleitorais, não faltam promessas para solucionar esse problema. Não foi diferente em Cascavel, onde os pais passam madrugadas na porta da Defensoria Pública, para tentar, pela Justiça, sair da fila dos CMEIs. Embora os céticos digam ser impossível suprir a demanda por vagas, alegando que, quanto mais se ofertar, mais pessoas vão querer o serviço, Paranhos não recuou diante desse argumento e prometeu resolver a questão. 


Citação/fonte:
“Nós vamos fazer convênios com igrejas católicas, igreja evangélica, criando novos espaços, aliás espaços da própria prefeitura, que podem ser adequados. É um direito da criança, e nós vamos resolver este problema na nossa administração”.
Fonte: Propaganda Eleitoral 

 

Análise e classificação:

Esta promessa está ANDANDO. Mas, para entender como ela anda, é preciso explicar melhor a classificação do Valongo, pois cabem ressalvas. Apesar da Secretaria de Educação ter afirmado que (1) foram ampliadas 780 vagas em 2017; (2) recentemente, o prefeito anunciou a compra de 650 novas vagas para 2019; (3) foi confirmada uma licitação para a construção de um novo Cmei, com mais 188 vagas, ainda falta muito a ser feito. Todas essas vagas anunciadas vão ampliar, ainda no ano que vem, e se saírem as obras, 1.618 vagas. Ainda faltarão cerca de 1.500 vagas para atender a demanda atual e sabe-se que ela tende a crescer constantemente. Por tudo isso, ressalvamos que, embora esteja ANDANDO, essa promessa não está no ritmo necessário para ser cumprida, porque o prefeito se comprometeu a resolver o problema. Continuaremos acompanhando essa e outras promessas que, no momento apropriado, serão avaliadas e classificadas novamente.

O Paranhômetro mede as promessas de campanha do prefeito de Cascavel. Ele é feito pelo Valongo Checador de Fatos, que confere o grau de veracidade do discurso político cascavelense.
@valongofact

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.