Colunas

Valongo faz checagem dos candidatos ao Governo do Paraná

As coisas começaram a ficar “quentes” nas eleições. Os candidatos vêm se manifestando com maior frequência e o Valongo continua acompanhando tudo. Em dois meses, a equipe de fact-checkers já realizou mais de setenta checagens, entre debates e postagens de perfis – oficiais - nas redes sociais.

"O Paraná é campeão de feminicídios". 
Professor Piva (PSOL), debate na TV Bandeirantes, 16 de agosto de 2018.


Segundo o Anuário da Segurança Pública de 2018, em números absolutos, o Paraná registrou - em 2016 e 2017, respectivamente - 20 e 21 crimes de feminicídio. A proporção destes índices em relação aos homicídios de mulheres no Estado é de 10% e 11,7%.

Analisando os números disponibilizados nos anuários dos dois últimos anos, o Valongo constatou que o Paraná não é, nem de longe, campeão em feminicídios. Minas Gerais registrou 145 crimes de perseguição e morte intencional de pessoas do sexo feminino em 2017, sendo que a proporção de feminicídios em relação aos homicídios de mulheres é de 42,2%. No ano anterior (2016) o estado mineiro contabilizou 134 crimes de feminicídio, com proporção de 38%.

Portanto, o Valongo classificou a declaração do candidato como FALSA.

“... Com a redução do preço da tarifa [pedágio]. isso o Tribunal de Contas da União já disse também que tecnicamente pode ser reduzido entre 40 e 50%”. 
Ratinho Junior (PSD), Debate Olho no Olho, na  Gazeta do Povo, 20 de agosto de 2018.


No site do Tribunal de Contas da União, o Valongo encontrou o acórdão nº 346/2012, onde não há registro de que o TCU tenha determinado a redução da tarifa em 50%. Na decisão constam apenas algumas medidas que as empresas deveriam adotar no prazo de 360 dias. Por isso, o Valongo classificou a declaração de Ratinho Junior como FALSA. 

Para saber mais detalhes e acompanhar as checagens das declarações dos candidatos ao Governo do Paraná, acesse o site valongo.info e curta a página do Valongo Checador de Fatos no Facebook.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.