Colunas

Valongo faz checagem dos candidatos ao Governo do Paraná

Repetir é o verbo mais presente na rotina dos candidatos ao Governo do Paraná, de acordo com o que a equipe do Valongo Checador de Fatos vem apurando durante a campanha eleitoral. Confira as declarações mais repetidas e como elas foram classificadas: 

“O Estado do Paraná é governado há 30 ou 40 anos por 2 ou 3 famílias”. Ratinho Junior, convenção partidária, 28 de julho de 2018.
 
Ricardo Costa de Oliveira, autor de “Na Teia do Nepotismo” fala sobre a pesquisa que apresentou no livro: “Há cerca de 30 famílias políticas controlando o poder político contemporâneo no Paraná e se reproduzindo politicamente no século XXI”. Desse modo, a afirmação de Ratinho Junior foi classificada como EXAGERADA. Qualquer cidadão pode conferir, no site da Casa Civil, o nome e a biografia dos 145 governadores do Paraná.
 
“Depois que eu questionei isso no debate de uma outra emissora de televisão, eles voltaram a fazer funcionar esse Portal da Transparência”. João Arruda, RPC, 13 de setembro de 2018.
 
Apenas a consulta de Execução Orçamentária de 2018 está desligada, por conta da implantação do novo Sistema Integrado de Finanças Públicas (SIAF). A Secretaria de Estado da Fazenda do Paraná, inclusive, divulgou um comunicado sobre o desligamento. Desta forma, o Valongo constatou que o Portal da Transparência não esteve, em momento algum, totalmente inativo. Portanto, a declaração foi classificada como FALSA. 
 
“Foi deputada estadual por dois mandatos - de 2003 a 2010 -, quando foi recordista de leis, com 101 projetos aprovados e sancionados”. Cida Borghetti, site oficial.
 
O Valongo constatou, no site da Assembleia Legislativa do Paraná, que a então deputada estadual (entre 2003 e 2010) realmente teve 101 projetos sancionados. No entanto, o número não representa um recorde, nem é possível afirmar que a quantidade de leis sancionadas represente um índice fiel da qualidade do trabalho legislativo. Ainda de acordo com o portal da ALEP, existem pelo menos três deputados com número maior de leis aprovadas e sancionadas: Tercílio Turini, André Bueno e Nereu Moura. Por isso, a informação biográfica de Cida Borghetti foi classificada como FALSA.
 
Curta a página do Valongo Checador de Fatos no Facebook e, para acessar as checagens na íntegra, acesse o site valongo.info.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.