Colunas

Empatia do não

Publicado em: 29/08/2019

Temos uma enorme tendência a entender como rejeição quando alguém diz “não” ou “não quero fazer isso”. É importante que sejamos capazes de ter empatia com estas mensagens

Vamos falar sobre empatia do não. Empatia significa a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo. 

Segundo o autor (KRZNARIC, p. 28) do livro “O Poder da Empatia – A arte de se colocar no lugar do outro para transformar o mundo”, a empatia é o antídoto para o individualismo absorto em si mesmo, que herdamos do século passado. A necessidade de desenvolver empatia está no cerne do esforço de encontrarmos soluções para problemas mundiais como violência étnica, intolerância religiosa, pobreza extrema, fome, abusos dos direitos humanos, aquecimento global. O autor denomina esta capacidade como uma espécie de pílula da paz.

Temos uma enorme tendência a entender como rejeição quando alguém diz “não” ou “não quero fazer isso”. É importante que sejamos capazes de ter empatia com estas mensagens. Se as tomarmos como pessoais, podemos nos sentir magoados sem compreender o que realmente esta acontecendo dentro da outra pessoa. 

Entretanto, quando trazemos à luz da consciência os sentimentos e necessidades por trás do não de alguém, temos clareza do que essa pessoa está querendo e que a impede de responder da forma como gostaríamos. Ter a empatia do não lhe garante no mínimo proteção; isto mesmo. A proteção para que você não tome este não por pessoal. Não irá lhe causar conflitos.

Avalie os nãos que você recebe diariamente e obtenha a resposta da seguinte pergunta: O que está por trás deste não que acabei de dar ou receber? Se você não colocou empatia, especialmente se você for um líder, ou recém tenha conquistado esta posição, estou certo de que teve muitos conflitos ou até mesmo exerceu de forma muito errada a hierarquia que tanto lutou para conquistar. Se gostou, indique esta leitura à alguém que necessita saber mais sobre a empatia do não.
 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.
×

Assine Aldeia

Por apenas R$ 9,90* / mês.

Deixe seu telefone, nós ligamos para você.
Venha fazer parte da nossa tribo!