Colunas

O que é ser inteligente?

Publicado em: 21/05/2020

A pessoa sábia é a pessoa que pode ser culta, que entende a lógica da vida humana, que entende o que é ser humano

Por anos ouvimos a frase que devemos ser inteligentes, da infância à vida adulta. O mais inteligente da sua escola, você ainda lembra? Achávamos que quem se dava bem em matemática e física era superinteligente. 

Em momentos que falam mal de você, que duvidam da sua capacidade, a primeira coisa que pode ocorrer é você duvidar de quem você é. Muitas vezes as pessoas se enganam sobre você. É muito fácil se enganarem. As multidões, as pressões, os sentimentos estão aí para interferirem nisto.

Saber o que sabe e o que não sabe são os maiores segredos da inteligência. Pode parecer confuso, mas é inteligente aquele que sabe que não sabe quando não sabe e que sabe que sabe quando sabe. Que traduzo em uma consciência da sabedoria e da ignorância.

A pessoa culta sabe falar sobre várias coisas e faz inter-relações nos diversos campos de conhecimento. A pessoa sábia é a pessoa que pode ser culta, que entende a lógica da vida humana, que entende o que é ser humano. Que entende a finalidade da própria vida e da dos outros. 

O que é acessório, periférico, essencial, acidental na vida? Esta sabedoria vem com os anos, mas podemos adiantar, podemos nos lançar, sair do comodismo. Tem uma passagem bíblica que diz: “entendi mais do que os anciãos porque cumpri seus mandamentos”. Procurar o bem, a felicidade, a prática do bem. Mesmo jovem, podemos correr atrás disto. Se inteligência é a leitura interior do ser, o quanto estamos capacitados a ler a realidade?

Como ficar inteligente? Devemos aumentar a nossa capacidade de especificar, separar e enumerar os elementos da realidade, respeitando e conservando a identidade das coisas.
Na mesma importância, entender do princípio da não contradição, em que um elemento identificado não pode ser o contrário de si próprio. Esse elemento jamais, em hipótese alguma, poderá estar em contradição. Afinal, matéria não pode ser vácuo, luz não pode ser sombra. Se negarem a si mesmas, elas se autodestróem. Pois é, a falta de inteligência está evidente neste país, que precisa e suplica por escrever uma biografia vencedora, livre e não imitativa.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.
×

Assine Aldeia

Por apenas R$ 9,90* / mês.

Deixe seu telefone, nós ligamos para você.
Venha fazer parte da nossa tribo!