Colunas

Intelectual vacilão

Publicado em: 19/08/2020

A vida contemplativa e a vida ativa sempre foram opostas, já que originárias de pensamentos e aspirações contrárias. A contemplação recolhe, a ação despende

Dosar a vida interior e a exterior é como saber dosar o silêncio e o barulho. A vocação intelectual de todo ser humano é o contrário da ação. A vida contemplativa e a vida ativa sempre foram opostas, já que originárias de pensamentos e aspirações contrárias. A contemplação recolhe, a ação despende; uma chama a luz, a outra ambiciona o dom.

É evidente que devemos partilhar as tarefas, assim como elogiar aquilo que não se faz. Mas a vida real não dá margem a uma divisão tão rigorosa. A ação regulada pela consciência prepara esta mesma consciência para as regras da verdade, a predispõe ao recolhimento quando for chegada a hora, a une à providência que é também fonte de verdade.

Nesse mundo cada coisa tem sua medida certa, a vida interior tem de ter a sua. Ela quer que a ação fique limitada e abra espaço para a solidão, porque a ação externa agita a alma, que o silêncio apazigua; porém o silêncio levado longe demais provoca, por sua vez, agitação; o refluxo do homem todo para a cabeça causa desorientação e vertigem; uma diversão é indispensável à vida cerebral; é-nos imprescindível o calmante da ação.

A alma imita o corpo e o corpo que se imobiliza demais se atrofia e se enerva; a alma que o imita se enfraquece e se corrói. De tanto cultivar o silêncio, se chegaria ao silêncio da morte. Na qualidade de seres humanos de pensamento, é preciso manter-se nas proximidades do que se é, do contrário o espírito vacila. Chega de ser vacilão. 

Ao mergulhar no real pela ação, encontram-se nessa matéria novas formas; como o artista, ao executar, alimenta sua concepção, a retifica e a perfaz. Agir sem se entregar por inteiro à ação não é agir como homem, e nem o descanso do homem, nem sua instrução, nem sua formação podem disso resultar.

Portanto, se os senhores já não contam com algumas, dessas que simplesmente se impõem, procurem causas que os apaixonem porque elas são de grande valia.
 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.
×

Assine Aldeia

Por apenas R$ 9,90* / mês.

Deixe seu telefone, nós ligamos para você.
Venha fazer parte da nossa tribo!