Colunas

Delegar é bom? Nem sempre!

Publicado em: 13/10/2017

Os líderes caem freqüentemente na armadilha que "necessitam delegar" mais. Por alguma razão, eles foram levados a acreditar que a delegação é sempre uma coisa boa. Não é! Se você delegar a alguém que não está pronto para a tarefa ou a alguém que não quer a responsabilidade, você terá um desastre em suas mãos.

Então, como delegar melhor? Primeiramente, tente lembrar-se de jamais se esquecer: "Delegar com mais eficiência - não apenas delegar com mais freqüência". Como executivo, coach e reprogramador biológico aprendi por que mais delegação não é necessariamente melhor. Se delegarmos uma tarefa a uma pessoa que não tem a motivação e a capacidade de fazer o trabalho, fazemos um desserviço tanto à pessoa quanto à nossa organização.

Para obter uma delegação correta, comece por programar conversas individuais com cada um de seus subordinados diretos. Peça a cada subordinado que liste suas principais áreas de responsabilidade.

Em seguida, pergunte-lhes:

  • Dentro desta área de responsabilidade existem áreas onde eu preciso delegar mais para você?

  • Existem áreas onde eu preciso me envolver mais ou fornecer mais ajuda para você?


Se você é como a maioria dos líderes, você provavelmente encontrará que, embora existam algumas áreas onde você precisa delegar mais, há outras áreas onde seus subordinados diretos iriam apreciar mais do seu envolvimento. Adapte sua estratégia de delegação às necessidades exclusivas de sua equipe.

Depois de obter o acesso em seus subordinados diretos, pergunte:

  • Você já me viu fazendo coisas que eu não preciso estar fazendo?

  • Posso deixar de lado alguns dos meus trabalhos e entregá-los aos meus funcionários?


Você provavelmente está desperdiçando algum do seu tempo em atividades que um gerente em seu nível não precisa fazer. Ao delegar essas atividades aos funcionários, você pode liberar simultaneamente parte de seu próprio tempo (para um trabalho mais estratégico) e ajudar a desenvolvê-los. Fez sentido para você? Escreva-me!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.
×

Assine Aldeia

Por apenas R$ 9,90* / mês.

Deixe seu telefone, nós ligamos para você.
Venha fazer parte da nossa tribo!