Colunas

O que é necessário para você?

Publicado em: 02/02/2018

Certa vez, um jovem e promissor empresário, marido e pai de duas crianças falávamos dentre vários assuntos que estão em meu programa sobre necessidades. Efetivamente, você tem noção do que são necessidades?

Necessidade é aquilo que é estritamente necessário, ou seja, que é indispensável, que é útil, que não se pode deixar de ter ou ser. Em franca evolução do seu sistema familiar, com alto nível de execução como é sua característica debatemos sobre o equilíbrio em nossos lares e também no meio corporativo. A conclusão e direcionamento seguiram para este raciocínio:

- Em que momento as suas necessidades foram verdadeiramente e respeitosamente debatidas com sua esposa ou marido? Se o que é indispensável para mim não for exposto, quais as conseqüências disto? Talvez isto explique os grandes problemas de relacionamento que vivemos e une-se a isto, alguns conflitos biológicos prováveis, como por exemplo uma boa dor de garganta, que para alguns explica-se como virose ou mudança climática.

No meio corporativo, se você é gestor, algum dia já debateu e expos a seus colaboradores suas necessidades. Ainda mais brilhante, algum dia você dedicou-se a ouvir na essência sobre o que é indispensável, útil dos seus liderados?

Não seria formidável e óbvio pensar que quanto mais próximas as minhas necessidades pessoais se convergirem as necessidades da empresa, melhor seria para ambos os lados. Pois bem, reflita no seu melhor momento se algum dia, efetivamente as suas necessidades foram pares com as do negócio que você se encontra. Isto legitima sua autenticidade e torna sua permanência em ambos os sistemas (familiares e empresarial) coeso. Tal adjetivo atualmente ameaçado e mais do que nunca tão lídimo.

Em que momento você procurou ouvir verdadeiramente e respeitosamente as necessidades dos outros? Talvez todas não consigamos atender, mas o entendimento, humildade e empenho a partir deste exercício facilitariam e muito as relações. Espero que tenha feito sentido para você.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.
×

Assine Aldeia

Por apenas R$ 9,90* / mês.

Deixe seu telefone, nós ligamos para você.
Venha fazer parte da nossa tribo!