Colunas

Pare de dar desculpas no trabalho e na vida

Publicado em: 13/03/2018

Não há simplesmente nenhuma desculpa para dar desculpas no trabalho - ou em qualquer outro lugar que importa. Quando você está atrasado para uma consulta e você se ouve dizendo: "Sinto muito que estou atrasado, mas o trânsito foi o responsável", pare com a palavra "desculpe". Culpar o trânsito não desculpa o fato de que você manteve as pessoas esperando. Você deveria ter saído mais cedo. Você certamente não terá que pedir desculpas por: "Sinto muito que cheguei cedo, pois eu saí antes e o trânsito estava tranquilo."

 

Se o mundo funcionasse assim, não haveria desculpas. "Sinto muito por ter perdido a nossa data de almoço. Meu assistente fez isso marcando para o dia errado na minha agenda.” Tradução: "Você vê, não é que eu esqueci a data do almoço. Não é que eu não o considere tão importante que o almoço com você é o ponto alto, não-negociável de meu dia. É que meu assistente é inepto. Culpe meu assistente, não eu”.

 

 

As desculpas mais sutis aparecem quando atribuímos nossas falhas a alguma característica comportamental que aparentemente está alojada em nossos cérebros. Você certamente ouviu essas desculpas. Talvez você tenha usado algumas: "Estou impaciente." "Sempre deixo as coisas para fazer no último minuto." "Eu sempre tive pavio curto."

 

 

Habitualmente, estas declarações expositivas são seguidas de dizer: "Sinto muito, mas é assim que eu sou". É incrível como muitas vezes eu ouço pessoas brilhantes, bem sucedidas fazer comentários intencionalmente autodepreciativos sobre si mesmos.

 

 

A próxima vez que você se ouvir dizendo: "Eu não sou bom em ..." pergunte a si mesmo: "Por que não?" Desculpamos o nosso atraso, porque temos vindo a correr atrás de todas as nossas vidas, e nossa família, amigos e colegas. Nós não nascemos assim, e nós não temos que ser assim. Se pudermos parar de nos desculpar, podemos melhorar em quase tudo o que escolhermos. Espero que tenha feito sentido para você como fez para mim!

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.