Colunas

Já sou bem-sucedido, preciso de um coach?

Publicado em: 09/04/2018

As pessoas muitas vezes me perguntam: por que os executivos de nível superior, bem-sucedidos precisam de um coach? Por que eles precisariam ficar ainda "melhor"? Não ter um coach significa que eles não são tão bons? Simplifico minha resposta utilizando ícones do esporte, e por apreciar os que cito.

Pense em Roger Federer, Lebron James e Tom Brady. Eles são bons. Você pode imaginar que qualquer um deles não têm um treinador? Claro que não! Por que os executivos de sucesso não devem ter um treinador? Eles estão tentando melhorar ou talvez desenvolver o próximo nível de liderança e ajudá-los a melhorar. Michael Jordan tinha em Phil Jackson, seu coach, uma relação de longa data e confiança! Michael Jordan precisava de um coach?

Aos poucos as pessoas vêm mudando o que pensam a respeito do coaching; alguns anos atrás nenhum CEO ou executivo admitiria ter um coach. Eles ficariam envergonhados! Por exemplo, as pessoas que fazem o processo comigo, naturalmente falam e indicam, falando do processo de coaching com naturalidade.

Meu processo de coaching não funciona apenas com o bem-sucedido. Busco treinar pessoas em todos os níveis. Não pode haver correlação entre a posição de um indivíduo na pirâmide corporativa e o que seus colegas de trabalho pensam de suas habilidades interpessoais. Os gerentes médios podem ser tão arrogantes e teimosos quanto os CEOs - ou tão abertos.

Às vezes pode ser difícil para os bem-sucedidos superar o orgulho e admitir que eles podem se beneficiar com a mudança de comportamento. Se a mudança de comportamento pode ajudá-los a tornarem-se mais eficazes em seu papel e se eles estão dispostos a seguirem as etapas em nosso processo de coaching, e se eles “lhes derem” uma chance justa, é certo que ficarão melhores, não só para si próprios, mas, tão importante quanto, nas opiniões de todos que eles impactam. Espero que tenha feito sentido para você como fez para mim!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.