Colunas

É melhor pensar como Michelangelo!

Michelangelo já acreditava que uma obra singular e maravilhosa já existia numa pedra. O trabalho dele era somente dar vida a arte. Creio que os melhores coaches também pensam assim em relação a sua arte.


Nossos relacionamentos afetivos e amorosos esculpem-se uns aos outros e fazem com que cada pessoa aproxime-se do seu ideal, ou seja, a pessoa que queremos ser. O processo chamado de fenômeno Michelangelo compromete-se em primeiro a entender e depois a reforçar ou instigar a forma ideal do outro. 

Ótimos coaches deliberadamente dedicam parte de seu tempo para realmente “ver” seus clientes, compreendendo, aceitando tanto o eu verdadeiro como o eu ideal deles, e o futuro que imaginam para suas carreiras. Isso exige tempo e paciência. Um coach precisa conquistar confiança, ser acessível e ouvir generosamente. Eis o ponto principal: uma vez que o eu ideal do cliente fica claro, o coach deve consistentemente endossar sua visão.

A confirmação de comportamento também possui relevante importância, um Coach ajuda o cliente a demonstrar um comportamento alinhado com seu eu ideal. 

Outro elemento crucial no caminho da confirmação tanto da visão ideal do eu de um cliente como de sua carreira é a genuína humildade de gênero. Essa é a arte de ser autoconsciente e humilde em relação a tudo que você não sabe sobre mulheres em geral e sobre a experiência de sua cliente especificamente como mulher.

A verdadeira humildade de gênero exige curiosidade pura a respeito das experiências e preocupações singulares dela, transparência acerca dos limites de seu próprio entendimento e capacidade de demonstrar empatia conforme ela sente-se segura para revelar seus sonhos para o futuro.

Coaches atentos usam as ferramentas da audição paciente, do questionamento socrático, da aceitação incondicional, e da confirmação generosa para ajudar a conceber o sonho dos clientes, a proclamá-lo, e então passam a defender os esforços deles para realizá-lo.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.