Colunas

EMPREENDEDORISMO INFANTIL: iniciativas que transformam o futuro

No mês das crianças, vamos falar sobre negócios. A palavra, geralmente é associada ao universo empresarial. Então, o que um artigo sobre o assunto tem a ver com os pequenos? 


A inteligência financeira é fundamental, não só para os adultos, mas para as crianças também. É muito importante que os pequenos aprendam desde cedo a valorizar o dinheiro, adquirir hábitos e comportamentos para conquistá-lo, por isso, os pais têm papel essencial no estímulo ao empreendedorismo infantil na vida dos filhos.

Todos nós nascemos com potencial para empreender, porém, essa capacidade pode ser perdida no decorrer da vida. Um dos motivos, é que a maioria das escolas não preparam os alunos para identificar oportunidades. Outra razão é a família, que muitas vezes desmotiva as crianças que sonham alto. Para que esse potencial não seja perdido, é necessário que a criança seja estimulada desde cedo. 


Iniciativa

De modo geral, existem competências que são muito valorizadas pelo mercado de trabalho, como, criatividade e iniciativa, características comuns de crianças empreendedoras.


Recompensa

Mostre para a criança que todo esforço tem uma recompensa.  Incentive o empenho e dê importância para cada pequeno ganho. É importante ressaltar a importância de assumir esforços para que consigam aquilo que querem.


Comprometimento 

Empreender não é uma tarefa fácil, exige muita persistência e dedicação. Estimule o senso de responsabilidade, estabelecendo regras e explicando as consequências do cumprimento ou descumprimento delas.


Criatividade

Empreender é criar. Os pequenos são criativos por natureza. Nunca desmotive ou limite a criatividade da criança. 


Liberdade

As escolas e empresas costumam seguir regras, mas é necessário tomar cuidado para que as regras não sufoquem a criatividade.

As crianças de hoje são os adultos de amanhã. Aprendendo isso desde cedo, elas carregarão esses valores para o resto de suas vidas. Ser empreendedor vai muito além de simplesmente abrir uma empresa, é criar um sonho e contagiar os outros com ele. O melhor momento de desenvolver o empreendedorismo na vida dos pequenos é agora!
 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.