Colunas

ASSEMBLEIAS

Associado, você é dono!

Publicado em: 28/02/2019

Como associado, participe das assembleias e exerça o seu papel de verdadeiro dono do negócio. A Sicredi Vanguarda, umas das cooperativas do Sicredi, fará as assembleias em fevereiro e março nos municípios de sua área de atuação no Paraná, em São Paulo e no Rio de Janeiro
 
Cooperar significa unir forças para alcançar propósitos maiores. Essa é a ideia central do cooperativismo. Por isso mesmo, em uma cooperativa, você não é um cliente, é um dos donos. E, como dono, participa das decisões.

Assim é no Sistema Sicredi. Todos os associados, mais de 4 milhões em quase todo o país, têm igual direito de voto. Todos podem acompanhar as políticas e a evolução da instituição, participando das decisões. Aí está a principal diferença entre um banco e uma cooperativa – que atuam sob as mesmas regras exigidas pelo Banco Central.

Enquanto o banco é controlado por acionistas que buscam lucro, a cooperativa seguirá o caminho determinado pela maioria dos associados. E o momento de decisão é agora. Entre fevereiro e março, acontecem as assembleias de núcleo anuais, que reúnem diretores, colaboradores e associados de cada uma das 114 cooperativas de crédito existentes no país para aprovar contas e decidir o planejamento da cooperativa.

Como associado, participe das assembleias, faça questionamentos, peça informações e, assim, exerça o seu papel de verdadeiro dono do negócio. Só para você ter uma ideia da importância disso, no ano passado, por exemplo, a Sicredi Vanguarda reuniu mais de 15 mil participantes no giro de assembleias nos meses de junho e julho.

Em 2018 o resultado foi superior a R$ 59 milhões, destes R$ 21 milhões foram destruídos aos associados, proporcionalmente ao uso de seus produtos e serviços da cooperativa. Sendo 50 % em conta capital e 50% em conta corrente. 
Não esqueça, a assembleia é um dos momentos de maior importância para a cooperativa e para os associados. É nesse encontro que são decididos os caminhos seguidos ao longo do ano.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.