Colunas

Somos sustentáveis e queremos deixar boas pegadas

Causar pouco impacto no meio ambiente e deixar boas pegadas por onde passa é o objetivo do Sicredi Vanguarda

Publicado em: 19/03/2019

Para melhorar os resultados, ampliando ainda mais o impacto positivo do sistema, o Sicredi – instituição financeira cooperativa com mais de 4 milhões de associados – desenvolveu o Comitê de Sustentabilidade, que começou a ser implantado de forma sistêmica nas centrais regionais há dois anos.

Muito ouvimos falar em sustentabilidade, preocupação com o uso consciente dos recursos naturais, novas alternativas e ações em relação ao planeta. As implicações para o bem estar coletivo estão em evidência como nunca. Não é mais distante, por exemplo, pensar na escassez de água ou na falta de chuvas e aquecimento global. 

As situações saíram dos livros e estampam as manchetes de jornais o tempo todo. O desequilíbrio causado por uma consciência ambiental errada é problema do presente e deve ser discutido por toda sociedade  para que seja possível pensarmos novos caminhos para nosso desenvolvimento sem prejudicar a existência de nossa espécie no planeta Terra.

Pensando nisso, o Sicredi criou o comitê que tem três bases. A primeira é relacionamento e cooperativismo, que busca valorizar ainda mais a relação próxima e de confiança com o associado, a fim de que possam criar uma rede de apoio e continuar gerando bons negócios. A segunda, soluções responsáveis, que consiste em sempre recomendar as melhores soluções ao associado, de forma responsável e adequada ao momento da sua vida, investindo em projetos de educação financeira para a comunidade. 

E a terceira base está no desenvolvimento local, focado na transformação da cooperativa de crédito em conjunto com a comunidade e associado como um agente propulsor do desenvolvimento. O projeto está em fase de implantação nas cooperativas que integram o Sicredi e a expectativa é  que todas as elas contem com o seu comitê local e que ele possa ser usado como um instrumento para o aprimoramento destas três bases na instituição.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.