Colunas

Como sair financeiramente sadio da pandemia?

Publicado em: 21/05/2020

Neste momento de incertezas econômicas estamos tendo mais tempo para reorganizar as finanças e observar onde estão os juros altos e por onde o dinheiro tem escapado. Se você tem empréstimos, gasta demais no cartão ou costuma comprar itens que não precisa, essa leitura é para você. Leia e se inspire nas dicas de gerentes da Vanguarda PR/SP/RJ. 

Como é possível tomar o crédito de uma forma saudável?
Você pode procurar a cooperativa de crédito para substituir contratos antigos por novos contratos. Neste momento isso é inteligente e eficaz pois a taxa atual de juros é menor devido à taxa Selic estar menor. É possível organizar os novos valores a pagar de acordo com a situação de caixa de sua empresa ou de seu orçamento doméstico.

E quem não tem dívidas, como se programar para guardar algo?
A dica é se programar e guardar assim que recebe o salário. É comum termos a intenção de guardar apenas se sobrar e, com uma vida desregulada, normalmente não sobra nada. Portanto, coloque como prioridade guardar algum dinheiro para seu futuro. Tão importante quanto ganhar dinheiro é saber o que fazer com ele. O planejamento é essencial para ter mais tranquilidade. É importante conhecer as várias formas de poupar.

Como lidar com o cartão de crédito?
O cartão de crédito pode ser uma ferramenta de organização financeira. A vantagem do débito na mesma data pode ser uma aliada. A possibilidade de verificar todas as compras listadas também pode lhe ajudar a se controlar. Ter um ou no máximo dois cartões é uma medida sábia para não se descontrolar com as compras, avaliando os custos, dar preferência para cartões com isenção de anuidades.
Os programas de milhagem ou recompensa também são atrativos que devem ser levados em consideração, assim você pode utilizar esses pontos, trocando por produtos.

Dica de ouro: não compre por impulso!
Quem nunca comprou algo por estar com desconto ou por um momento de tristeza atire a primeira pedra. Pesquisar é importante, assim você pode evitar um gasto maior pelo mesmo produto. Fazer uma lista daquilo que é necessário e se perguntar se realmente precisa do item pode lhe ajudar a não comprar o que não deve. Antes de sair às compras defina um teto para seus gastos; assim, não gasta além do orçamento e não se arrepende depois.

E em qualquer dificuldade, conte com um gerente Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ. Ele pode lhe orientar sobre como utilizar melhor seu dinheiro.





 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.
×

Assine Aldeia

Por apenas R$ 9,90* / mês.

Deixe seu telefone, nós ligamos para você.
Venha fazer parte da nossa tribo!