Colunas

COOPERATIVISMO

Quem ama, poupa junto!

Publicado em: 19/06/2020

Não há milagre, precisamos aprender com nossos erros passados e aproveitar o momento para que em caso de alguma urgência, não tenhamos que enfrentar dificuldades futuras

Nunca se ouviu tanto falar em reserva financeira, e se tem uma coisa que esse mês de junho vai nos lembrar é a necessidade de ter dinheiro, seja porque já estamos há três meses passando pela pandemia do coronavírus ou porque temos uma data especial para os apaixonados, o Dia dos Namorados.

O fato é que a essa altura dos acontecimentos muitos de nós busca algo entre um milagre e uma orientação para que o dinheiro renda. E eu tenho uma boa e uma má notícia; vamos começar pela pior delas.
Não há milagre, precisamos aprender com nossos erros passados e aproveitar o momento para que em caso de alguma urgência, não tenhamos que enfrentar dificuldades futuras. A boa notícia é que existem ferramentas para que seu cuidado com o dinheiro seja mais efetivo. No Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ a educação financeira sempre foi um dos principais pilares do relacionamento com associados e eu tenho dicas para você.

Se você já se enrolou e está endividado, reorganize suas finanças e renegocie dívidas. Coloque no papel suas receitas e despesas. E lembre-se da mudança de hábitos durante a crise, em despesas que podem aumentar, como alimentação, luz e água - fundamental para cortar o que é supérfluo, e essencial para avaliar dívidas e pensar no que pode ser negociado a depender dos juros. 

Na crise é preciso se reinventar. Se você é autônomo, busque rendas extras. Colocar em prática aquele segundo negócio que você queria faz tempo ou buscar um talento oculto. Você também pode avaliar se é possível antecipar férias, adiantar o 13º salário ou ainda restituir imposto de renda. 

Em caso de desemprego o controle do seu orçamento deverá ser ainda maior daqui para frente. Faça um levantamento geral do que você tem a receber ou já recebeu, como férias, 13º salário, aviso prévio, FGTS, multa rescisória e saldo de dias trabalhados. Encaminhe seu seguro desemprego, fique atento ao benefício oferecido pelo governo, e adeque suas despesas à nova realidade, fazendo o máximo de economia possível e de maneira racional. 

Não estoque alimentos que não precisa, a recomendação é comprar sempre o essencial para o momento. Uma lista de supermercado ajuda bastante; se você seguir à risca, não gastará dinheiro à toa e, principalmente, auxiliará a otimizar o tempo, já que uma das orientações é evitar aglomerações.

Se sua situação financeira for mais confortável, aproveite o tempo para pensar em oportunidades de negócios e desenvolvimento profissional, com cursos on-line que possam aprimorar o que você já faz. Outra alternativa para garantir rendimento é usar seu dinheiro em investimentos de baixo risco e muita liquidez.

Toda mudança de hábito é cultural, se você criar a cultura de guardar o mínimo de dinheiro que seja, será muito útil quando precisar.

Investimento em poupança no Sicredi é seguro, traz liquidez e tem eficiência tributária para pessoas físicas; é uma ótima aplicação para reservas de curto e médio prazo. Ah, e para o seu amor, quer declaração melhor do que pensar no futuro? Consulte um gerente Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ.
 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.
×

Assine Aldeia

Por apenas R$ 9,90* / mês.

Deixe seu telefone, nós ligamos para você.
Venha fazer parte da nossa tribo!