A revista mais premiada do Paraná
14 anos de história

Cooperativismo

Valéria Bellafronte
É jornalista e radialista. Escreve sobre cooperativismo de crédito

Seja a mudança que você deseja ver no mundo

Publicado em: 13/12/2021
Desde 2017, o Programa Sicredi na Comunidade coopera e transforma a vida de muita gente. Neste ano, muitas instituições foram beneficiadas

O que me apaixona no cooperativismo de crédito é a transformação que as cooperativas fazem nas comunidades em que estão inseridas, e me honra poder encerrar esse ano tão desafiador falando do amor em forma de um programa desenvolvido pela Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ, o “Sicredi na Comunidade – Cooperar para transformar”, que cumpre com o seu papel cooperativista, promovendo a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

As instituições foram fortemente atingidas pela pandemia e muito colaborador assíduo deixou de auxiliar por conta da situação financeira. Atenta aos impactos desse período, a Vanguarda apurou ainda mais o olhar sobre as dificuldades enfrentadas e ajudou diversas instituições com doação de fraldas, alimentos, material de limpeza, livros, brinquedos, material de construção para reformas e ampliações, veículos e outros produtos.

Cada agência escolheu as entidades para apoiar. Aqui em Cascavel, a divisão e o cuidado ficou da seguinte forma: agência Santo Antônio apoiou a Casa Dona Vani, Fraternidade O caminho e a Chácara Marmentini; a agência de Sede Alvorada escolheu a Escola Estadual Pedro Ernesto Garlet, em Sede Alvorada; a agência do Floresta apoiou o Eureca (serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças e adolescentes com idade entre 6 e 15 anos) e o Cmei do Floresta.

Já a agência do Bairro São Cristóvão apoiou o Centro de Convivência Intergeracional (CCI) do Bairro Morumbi com a criação da Brinquedoteca “Brincaqui”; a agência Cascavel Centro auxiliou a Apae; a da Carlos Gomes ajudou a Casa das Fraldas e a mais jovenzinha agência, a da Rua Rio Grande do Sul, apoiou a Associação de Senhoras Rotarianas Cascavel.

É por esse motivo que você precisa fazer parte de uma cooperativa de crédito, além dos percentuais cobrados pelos serviços serem mais baixos, de ter atendimento pessoal e diferenciado e rendimento acima do mercado, a gestão é democrática e sempre vai haver esse comprometimento com a comunidade. O “Sicredi na Comunidade” teve início em 2017 e já atendeu mais de 170 entidades. 

O objetivo do programa é apoiar ações desenvolvidas por entidades com foco na educação, cultura, esporte e amparo social, prezando pela qualidade de vida e contribuindo para o desenvolvimento das comunidades da área de ação da Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ. Os recursos para a realização das ações saem do Fundo Social, de acordo com as regras constantes no estatuto da cooperativa.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Expresse, fale, opine, sugira! Nós queremos fazer nossa Aldeia cada vez melhor.

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.
© 2022 REVISTA ALDEIA Todos os direitos reservados.
Alguma dúvida? Nos te ajudamos. Ligue: (45) 3306-5751