A revista mais premiada do Paraná
14 anos de história

Cooperativismo

Valéria Bellafronte
É jornalista e radialista. Escreve sobre cooperativismo de crédito

“A União Faz a Vida” desperta o ser cooperativo desde muito cedo

Publicado em: 20/06/2022
Para a Cooperativa Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ cooperar é ter responsabilidade social nas comunidades em que está inserida, entre tantos compromissos está o da educação.

E, dando sequência a esse movimento de transformação, no último mês foi implantado o programa “A União Faz a Vida” nos municípios paranaenses de Vera Cruz do Oeste, Lindoeste, Diamante D’Oeste e Itaipulândia.

Os centros de educação infantil e escolas beneficiadas pelo projeto contarão com atividades sobre a educação cooperativa, para promover a importância do trabalho em equipe visando o bem comum.

E como funciona?
Os alunos são instigados desde muito cedo através de “expedições investigativas”, que são o ponto de partida para a definição dos temas dos projetos cooperativos. Os educadores auxiliam trazendo questionamentos, assim os estudantes partem para conhecer a comunidade, observar, experimentar, e, finalmente, descobrir qual o projeto que deve ser realizado, escolhendo o tema sobre o qual querem conhecer mais.

Desde 2008
A iniciativa é de sucesso aqui no estado desde 2008, quando a Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ implantou o Programa “A União Faz a Vida” no município de Céu Azul.

Nesses quase quinze anos outros municípios do Paraná foram incorporados à educação para o cooperativismo: Santa Tereza do Oeste, Serranópolis do Iguaçu, Foz do Iguaçu, Cascavel, Medianeira, Santa Helena, Ramilândia, São Miguel do Iguaçu, Catanduvas, Missal e Matelândia, incluindo agora Vera Cruz do Oeste, Lindoeste, Diamante D’Oeste e Itaipulândia. No estado de São Paulo, Lagoinha e Natividade da Serra, e no distrito de Lídice, município de Rio Claro, Rio de Janeiro.

Educação inclusiva
O Programa A União Faz a Vida contribui diretamente para o alcance dos dezessete Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovidos pela Organização das Nações Unidas como parte da Agenda 2030, através do ODS 4 – Educação de Qualidade: contribuindo para o desenvolvimento de uma educação mais inclusiva e equitativa e de qualidade, e para a promoção do acesso a oportunidades de aprendizagem para todos.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Expresse, fale, opine, sugira! Nós queremos fazer nossa Aldeia cada vez melhor.

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.
© 2022 REVISTA ALDEIA Todos os direitos reservados.
Alguma dúvida? Nos te ajudamos. Ligue: (45) 3306-5751