Colunas

Cooperativismo

Das vantagens de ser cooperativo

Publicado em: 13/03/2018

Como teríamos uma instituição que lida com dinheiro, sem se preocupar com fins lucrativos? É fácil, e eu explico. O objetivo da cooperativa não é o lucro, é claro que os resultados são importantes, é necessário manter os custos e crescer, mas essa não é a maior prioridade
 

Se pedirmos para uma criança desenhar cooperativismo, é possível que ela faça algo como uma construção de uma casa sendo realizada por inúmeras pessoas. E com a sensibilidade dos pequenos podemos aprender que um sistema de crédito cooperativo se baseia nesses alicerces.

Com taxas de juros reduzidas e rendimentos normalmente superiores aos de mercado, uma cooperativa de crédito como o Sicredi, é uma associação de pessoas, integrante do Sistema Financeiro Nacional e destinada a propiciar crédito e produtos financeiros exclusivamente aos seus associados.

Mas você deve estar se questionando, uma associação de pessoas? É, a meu ver talvez a maior e melhor de todas as vantagens é que na cooperativa antes do lucro o que importa é a pessoa, o associado. E aí vem  a segunda maior vantagem, não importa se grande ou pequeno, cada associado, mesmo tendo o mínimo exigido de cotas-partes na cooperativa, tem os mesmos direitos.

Cota-parte é o dinheiro que o associado deposita quando abre sua conta junto a cooperativa. Esse valor passa a fazer parte do capital social da instituição e é utilizado para as movimentações financeiras. Para viabilizar a funcionalidade das cooperativas, a capitalização acontece através da adesão de novos associados, fortalecendo a instituição.

Como teríamos uma instituição que lida com dinheiro, sem se preocupar com fins lucrativos? É fácil, e eu explico. O objetivo da cooperativa não é o lucro, é claro que os resultados são importantes, é necessário manter os custos e crescer, mas essa não é a maior prioridade.

Em vez de tratar o lucro, os resultados são rateados aos associados proporcionalmente à sua participação, sendo uma parte é devolvida direto na conta capital e outra em conta corrente. Não tendo fins lucrativos, os resultados anuais da cooperativa são isentos de tributos. Tudo isso reverte em benefício ao associado, refletindo-se na redução das taxas de juros e tarifa.

Entre as vantagens

O associado tem voz ativa e é um dos donos, podendo participar de assembleias, contando com linhas de crédito com taxas de juros mais justas, além de mais de 300 produtos e serviços. Imagine só, ser atendido por alguém que te trata como um dos donos, sabendo de suas necessidades, conhecendo sua empresa, propriedade. É assim que o Sicredi se torna a sua melhor escolha.

Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa que surgiu em 1902 no Rio Grande do Sul, e teve um desenvolvimento e crescimento ao longo dos anos, estando presente hoje em 21 estados, contando com mais de 1.500 agências e mais de 3,7 milhões de associados em todo país. Em Cascavel, são oito agências distribuídas pelo município para melhor atender o associado.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.
×

Assine Aldeia

Por apenas R$ 9,90* / mês.

Deixe seu telefone, nós ligamos para você.
Venha fazer parte da nossa tribo!