Colunas

Cooperativismo

Sicredi Vanguarda distribui R$ 22 mi entre associados

Publicado em: 09/04/2018

Ao abrir uma conta em uma cooperativa de crédito como o Sicredi, você coloca o valor que julgar possível no capital, sendo uma cota de associado, e é assim que se torna um dos donos. Como dono, o associado tem direito ao lucro.
 

Sempre foi muito difícil para eu entender como uma cooperativa de crédito que opera, a meu ver, como um banco, pode distribuir a participação de seus resultados! Espero que esse entendimento chegue nas próximas linhas com a admiração que adquiri por essa forma de aplicação.

Ao abrir uma conta em uma cooperativa de crédito como o Sicredi, você coloca o valor que julgar possível no capital, sendo uma cota de associado, e é assim que se torna um dos donos. Como dono, o associado tem direito ao lucro e é aí que vem a vantagem.

São dois tipos de remuneração que acontecem ao longo de um ano. Os juros ao capital, que é a remuneração paga pela cooperativa a partir do valor que você tem depositado em seu capital. Esse capital próprio é o que faz com que a instituição consiga fornecer empréstimos, conseguir juros menores em financiamentos e beneficiar seus associados.

Uma outra forma de ser beneficiado, é pela sua movimentação bancária mensal, como o uso de cartão de crédito, a contratação de financiamentos, produtos como seguro residencial e automotivo, além da aquisição de consórcios.

Aqui, a mais interessante de todas as situações, é que você recebe até se utilizar o cheque especial. Ao contrário do que vemos por aí, em outras instituições financeiras com juros em porcentagens impublicáveis. Na cooperativa de crédito, cada movimento seu em sua conta, tem um valor todo especial.

E o melhor, é que a qualquer momento, você associado, pode aumentar o seu valor capital investindo na cooperativa.

Mas, e esse dinheiro do capital fica parado e eu não terei acesso?

A regra é que você deixe esse dinheiro como capital aplicado no banco, como uma reserva. Caso você encerre sua conta, retira ele integral. Mas, se precisar sacar, as exceções são sempre avaliadas. Ser associado é diferente de ser cliente de instituição bancária. Eu me apaixonei e agora compreendo as vantagens de ser associada. Porque, gente que coopera cresce!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.