Colunas

Cooperativismo de crédito e desenvolvimento regional

Esta crescente expansão é resultado de alguns princípios determinantes. O foco da instituição em gerar impacto positivo nas regiões onde está presente é um deles

A participação das cooperativas de crédito aumentou em todos os principais indicadores do Sistema Financeiro Nacional, segundo dados do Banco Central (BC).

Relatório da autarquia aponta que a carteira de crédito do segmento apresentou crescimento de 15% em 2017, superando a evolução observada em 2016, que foi de 10%.

Por trás destes indicadores, uma verdadeira comunhão de pessoas. Somente o Sistema Sicredi possui mais de 3,7 milhões de cooperados em todo o País. No Paraná, se consolidou como a maior rede de atendimento, com 377 agências. Ao completar 35 anos neste mês, a Sicredi Vanguarda, com sede em Medianeira, faz parte desta história positiva, com 120 mil associados. 

Esta crescente expansão é resultado de alguns princípios determinantes. O foco da instituição em gerar impacto positivo nas regiões onde está presente é um deles. Dinâmica esta chamada de ciclo virtuoso, ou seja, o recurso captado numa praça é reinvestido ali mesmo, dinamizando a economia local. Isso sem falar nas sobras que retornam ao cooperado.

Este grande vínculo com a sociedade não só explica o crescimento do Sicredi, como também traz esperança a um país que precisa mitigar e reduzir sensivelmente diferenças sociais, colaborando para o surgimento de novas realidades socioeconômicas e melhorando a qualidade de vida dos cidadãos.  Em síntese, uma verdadeira mutação social. 


SICREDI é uma instituição financeira cooperativa que surgiu em 1902 no Rio Grande do Sul, e teve um desenvolvimento e crescimento ao longo dos anos, estando presente hoje em 21 estados, contando com mais de 1.500 agências e mais de 3,7 milhões de associados em todo país. Em Cascavel, são oito agências distribuídas pelo município para melhor atender o associado.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.