
Cris na Europa!
Cris Canassa
Jornalista, dedicada à gastronomia, curiosa, vê simplicidade em tudo, ama descobrir coisas novas por aí, pelo mundo.
A máscara caiu!
Publicado em: 07/07/2021
Já era hora! Na Itália o uso da máscara em lugares abertos não é mais obrigatório.
O novo decreto entrou em vigor no dia 29 de junho e trouxe esperança para os mais de 60 milhões de habitantes, e, da mesma forma, para o resto do mundo. Os números de contágios, mortes e internações em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) despencaram por aqui, e as vacinas seguem com força, quase 45% da população italiana já recebeu as duas doses. Outros países da Europa como Espanha, França e Bélgica, adotaram as mesmas medidas.
Estamos na estação mais quente do ano, os termômetros chegam na casa dos 38 graus, e ter essa liberdade de não usar a máscara, ao menos em lugares abertos, é realmente libertador. Podemos novamente ver os sorrisos nas pessoas. Moro em Roma, cidade em que 60% da economia é movida pelo turismo. Turismo! Que saudade que estávamos disso.
De ver gente, de ouvir outras línguas... Parece mesmo que estamos voltando à normalidade.
O ministro da Saúde, Roberto Speranza, em uma de suas declarações ao site italiano do Ministério da Saúde, relata que esse é um ato de coragem, mas cautela e prudência ainda são necessárias, especialmente à luz das novas variantes.
Lembrando que em lugares fechados e onde há qualquer tipo de aglomeração o uso da máscara é ainda essencial, já que o vírus ainda não foi derrotado.
Que a decisão tomada não seja precipitada, que a população, ainda que vacinada, tenha consciência. Que a retirada das restrições não cause complicações futuras, mesmo acreditando que nada será tão grave e parecido com o que aconteceu nas ondas anteriores desde que tudo isso começou. A Itália segue confiante e sendo exemplo de como se posicionar sem grandes danos diante dessa doença.