A revista mais premiada do Paraná
14 anos de história

Cris na Europa!

Cris Canassa
Jornalista, dedicada à gastronomia, curiosa, vê simplicidade em tudo, ama descobrir coisas novas por aí, pelo mundo.
CRÔNICA DA VEZ

Começar 2022 sonhando a Toscana

Publicado em: 08/02/2022


Como nas cenas de filmes, a região mais amada da Itália propõe experiências minimalistas com a natureza, gastronomia, cultura e arte

Uma vez eu li que o minimalismo nasceu com a ideia de que não são os objetos que nos tornam felizes, e sim, as nossas experiências. O minimalismo é ver a simplicidade nas coisas e tudo que é ligado aos nossos sentimentos. Uma viagem para a Toscana, região central da Itália, propõe exatamente isso: vivência minimalista com a natureza, gastronomia, cultura e com a arte. 
A Toscana é uma região dividida em diferentes versões, e apenas uma viagem não é o suficiente para conhecê-la bem. Uma das características são as paisagens que mudam com cada estação e variam entre colinas, campos de trigo, campos de girassóis, pinheiros, vilas rurais e vilas medievais. Com uma forte herança cultural, é considerada o berço do Renascimento. Os artistas Leonardo Da Vinci e Michelangelo fizeram história lá. 

A minha última viagem à Toscana me ofereceu momentos pra lá de especiais. Foram diferentes descobertas. Começando pela casa rural (“Agriturismo Il Castagnolino”) que eu e minha doce companhia escolhemos para nos hospedar. Um lugar bem tranquilo a poucos quilômetros de Siena e que fica em meio a um vinhedo e oliveiras.  
E como nas cenas dos filmes, os passeios pelas diferentes cidades, pequenas e cheias de charme e com suas vilas medievais, fomos imersos na história que cada uma carrega. E em um caminho para outro nos deparamos com as obras de arte do escultor Mauro Staccioli instaladas nos campos à beira da estrada, no meio das paisagens de Volterra - uma cidade de origem etrusca e província de Pisa.

Toscana é muito famosa também pelos queijos e vinhos, e nós não perdermos nenhuma oportunidade para saborear as delícias que o lugar oferece. No último dia, decidimos visitar uma vinícola, por acaso, apesar da aventura que o GPS indicou – nos levou a uma estrada de terra e acabamos entrando em uma propriedade privada (vocês podem imaginar o leve desespero do momento) -, conhecemos a Vinícola Rocca Delle Macie, que fica localizada em Castellina in Chianti (coração do Chianti Classico). 
Lá, fomos recepcionados pelo proprietário, Sergio Zingarelli. Sergio é filho do produtor de cinema italiano, diretor, roteirista e fundador da vinícola, Italo Zingarelli. Começar o ano sonhando com a Toscana e fazer virar realidade. Uma viagem para descobrir, se emocionar, se divertir, relaxar, comer e amar. 
 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Expresse, fale, opine, sugira! Nós queremos fazer nossa Aldeia cada vez melhor.

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

1 COMENTÁRIO(S)

Linda a Toscana!!! que lugar lindooo ! Materia maravilhosa sonhar com sua passagem neste lugar ,e sonhar acordada!!
comentado por Leonice em 08/02/2022
© 2022 REVISTA ALDEIA Todos os direitos reservados.
Alguma dúvida? Nos te ajudamos. Ligue: (45) 3306-5751