A revista mais premiada do Paraná
14 anos de história

Cris na Europa!

Cris Canassa
Jornalista, dedicada à gastronomia, curiosa, vê simplicidade em tudo, ama descobrir coisas novas por aí, pelo mundo.

Cozinhar e emocionar pessoas

Publicado em: 18/03/2022


Meu novo local de trabalho, Il Maritozzo Rosso, em Roma, conquista os italianos com seus pãezinhos tipo brioche recheados com receitas salgadas. A Carbonara está em primeiro lugar na classifica de melhor da cidade

Aceitar de coração as novas oportunidades nos faz crescer de um tanto que só com o passar dos dias percebemos o quanto é gratificante.  Eu escolhi o jornalismo pra minha vida, porque sempre gostei da novidade, da correria, das surpresas, do todo dia se reinventar, do todo dia ter uma pauta diferente. Escolhi o jornalismo porque com ele é possível emocionar pessoas. 

E eu escolhi também cozinhar, pois cozinhar é isso. A cozinha hoje é minha redação, a minha agência. Onde todos os dias eu preciso me reinventar. É onde eu erro, conserto e, se for necessário, faço de novo. 

Cozinhar pra mim é um gesto de amor. Aí eu aprendi a fazer a Carbonara (sim “a” - em italiano é no feminino), mais desejada da Itália, que fazem no “Il Maritozzo Rosso”, em um dos bairros mais fascinante da cidade: Trastevere no Vicolo del Cedro, 26.  

O lugar é o meu preferido em Roma e hoje trabalho lá, e continuo seguindo com a ideia de emocionar pessoas, mas, dessa vez, cozinhando.

O nome que leva o Bistrô “Marittozzo” vem de um é um doce típico romano: é um pãozinho estilo brioche servido com chantilly. E o proprietário, romano, Edoardo Fraioli, teve a belíssima ideia em criar esses pãezinhos doces com diferentes recheios salgados.

Por trás dessa ideia tem um fato que vale a pena descrever aqui: Edoardo após se encontrar em casa com a família, e sem pão para o jantar, resolveu acompanhar salames e queijos com os “maritozzi” que sobraram dos doces da noite anterior.
 
/arquivos/images/IMG_20220307_174246.jpg

Eu sei que para nós brasileiros isso é normal, somos reis em misturar tudo, mas aqui isso é fora dos padrões, e “Il Marittozzo Rosso” está enlouquecendo os italianos com sua proposta do doce e salgado juntos. 

Para completar e devido à grande demanda, Roma conta hoje com mais um “Il Maritozzo Rosso”, a nova abertura, que aconteceu no dia 17 de fevereiro desse ano, está localizada no bairro Prati, na Via Pietro Cavallini, 25. São mais de trinta receitas diferentes de dar água em boca, além de servir os pratos tradicionais como a Carbonara, Amatriciana, Cacio e Pepe, Gricia...

Não é à toa que está entre os sete melhores restaurantes do país, segunda a “Cucina Italiana”. E também é o melhor “StreetFood” da região Lazio segundo o “Gambero Rosso” (Gambero Rosso é um grupo italiano de revistas e editores de comida e vinho, fundado em 1986). 

Antes mesmo de eu fechar essa coluna, um Blogger, aqui de Roma - @prattquello (Lorenzo Prattivo), colocou em primeiro lugar na classifica de melhor Carbonara de Roma a do “Il Maritozzo Rosso”. O vídeo, em menos de uma semana, publicado no Youtube, chegou a quase 200 mil visualizações. 

Então já fica aí a minha recomendação de onde comer bem e ser recebido com muita simpatia, até porque eu estou lá também na companhia do Edoardo, da Francesca, Silvia, Jessica, Kervin, Bashir... Vamos te conquistar e te emocionar na primeira “mordida” entre doces, salgados e Carbonara.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Expresse, fale, opine, sugira! Nós queremos fazer nossa Aldeia cada vez melhor.

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

1 COMENTÁRIO(S)

Amoooo ...sem comentario ,depois que vc esta la , ficou melhor ainda !! A melhor comida italia gente ...
comentado por Leonice em 18/03/2022
© 2022 REVISTA ALDEIA Todos os direitos reservados.
Alguma dúvida? Nos te ajudamos. Ligue: (45) 3306-5751