
Cris na Europa!
Cris Canassa
Jornalista, dedicada à gastronomia, curiosa, vê simplicidade em tudo, ama descobrir coisas novas por aí, pelo mundo.
Monumento que encanta e nosso bem mais precioso: a água
Publicado em: 19/07/2022
"Fontana di Trevi", a mais famosa Fontana de Roma, é abastecida pelo "Aqueduto Virgem", o mais antigo dos aquedutos romanos e único em função até nos dias atuais
Não tem como não se encantar com tamanha beleza. De dia ou de noite, um espetáculo à parte. A "Fontana de Trevi" é um monumento que foi construído em meados de 1700, e a construção se deve ao Papa Clemente XII que naquele período lançou um concurso com os maiores artistas da época.
Entre tantos projetos apresentados a do arquiteto Nicola Savi foi o escolhido. E quem deu continuidade e finalização da obra foi o arquiteto Giuseppe Pannini em 1989-1991, realizando algumas modificações na fachada e bacias centrais.
Um lugar mágico que encanta esculpido em mármore Travertino e mármore Carrara. Diz a lenda que se jogar uma moedinha virada de costas para a Fontana é certeza que a pessoa volta a Roma (as moedas lançadas são recolhidas uma vez ao ano e destinadas a instituições de caridade).
E pra quem procura algo mais romântico ainda, bem ao lado da obra, foi construída uma pequena fonte batizada como "fonte dos namorados". O casal que beber junto daquela água se mantém apaixonados por toda vida.
A Fontana é abastecida pelo aqueduto romano mais antigo e ativo até hoje. Além da "Fontana di Trevi", Roma possui mais de 2500 fontes espalhadas pela cidade. Água potável, fresquinha e pronta para beber. Se estiver em Roma e passar por umas dessas fontes, vai tranquilo e enche a sua garrafinha sem medo. Roma tem a melhor água do mundo.
Fica até difícil aceitar que essa riqueza está em falta em tantos outros lugares do planeta. Que em todo lugar se fala de racionamento e conscientização, mas aqui as torneiras continuam abertas.
Mesmo após meses sem chuva, seca e muito calor desse período, infelizmente se ouve falar muito pouco, quase nada, em economizar o que temos de mais precioso, a água.
Cristiane Canassa