A revista mais premiada do Paraná
14 anos de história

Empresarial

Patrícia Dalzochio Fávero
Graduada em Direito, MBA Executivo em Estratégias Empresariais.
Empresária e apaixonada por gestão, vendas e comunicação
Reflexão

Comece pelo porquê!

Publicado em: 25/10/2021
Você estampa placas com missão, visão e valores em sua empresa? Esses pilares são vivenciados no dia a dia? Qual é o seu verdadeiro propósito?

É comum encontrarmos pelos corredores quadros com as descrições de missão, visão e valores que a empresa carrega. Mas você já fez o teste e perguntou para qualquer colaborador se ele sabe qual é a missão, a visão ou os valores do local em que trabalha?! Aposto com você que a grande maioria não saberia responder.

Erroneamente as empresas estampam em seus corredores - para que seja visto pelos clientes - os grandes pilares que são a razão de existir daquele negócio, mas, na verdade, essas premissas devem estar no coração e na ponta da língua da equipe. Se a equipe vivenciar a missão, a visão e os valores da empresa, as placas serão totalmente dispensáveis.

Mas qual a finalidade disso? Como saber se devo ou não ter missão, visão e valores bem definidos na minha empresa? Esses três pilares serão seu propósito, sua grande razão de existir, um guia prático em todas as vezes que tiver dúvidas sobre uma atitude ou resposta. 

Por isso, se você já tem na sua empresa, releia e veja se faz sentido. Se a vivência diária tem essa aplicação, se quando você vai responder um cliente ou um fornecedor você está em harmonia com seus valores, por exemplo. E aproveite para agendar um treinamento com a equipe, conversar com todos sobre a importância de carregarem no coração e vestirem a camisa da empresa através destes pilares.

Mas e se você ainda não tem esses quadros bem definidos, é possível montá-los já com a empresa em andamento? Com certeza! Separe um tempo na sua agenda e comece a rascunhar, e aos poucos vá lapidando suas pilares. Eu, particularmente, gosto de iniciar pela parte dos valores, e busco descrevê-los em frases, ao invés de simples adjetivos. 

Então, por exemplo, se seu valor principal é “pontualidade”, isso pode se transformar em: “ manter sempre atendimentos pontuais, respeitando o tempo de cada um que nos procura”. Descrever com mais características ajudará a sua equipe a realmente sentir e compreender cada um dos seus valores.

Depois passo para a missão: qual o propósito da minha empresa? Existe uma dor no cliente que através do meu produto ou serviço será resolvida? Escrever a missão é uma tarefa difícil, geralmente começamos com longos textos ou temos um bloqueio criativo e mal conseguimos escrever duas palavras. Vá leve, pesquise referências de missão de outras empresas do seu segmento, seja sincero e não floreie muito.

Por último, mas não menos importante, a visão: fazemos o que fazemos na nossa empresa com o intuito de alcançar o que? Você provavelmente já ouviu a frase: “ Pra quem não sabe onde vai, qualquer caminho serve”, e é isso que você precisa levar em consideração ao descrever a visão do seu negócio. Seja honesto e busque uma visão tangível. 

Podemos concluir, portanto, que a missão é o propósito da empresa existir, ao passo que a visão descreve a situação que a empresa almeja alcançar (em um período definido de tempo) e os valores serão as atitudes e comportamentos que estarão presentes nas ações dos colaboradores, dos gestores para qualquer relação da empresa com seus clientes, fornecedores ou parceiros. 

A questão principal destes pilares é que eles devem ser comunicados! Todas as pessoas envolvidas no seu negócio deverão saber e sentir qual a verdadeira razão de fazerem o que fazem todos os dias, então é muito importante ter isso bem claro e definido para repassar para seu pessoal e, consequentemente, para seus clientes.

Se você não sabe por onde começar ou está sem inspiração, vou te indicar a leitura do livro 'Comece pelo porquê', de Simon Sinek, uma leitura dinâmica que te auxiliará a ter mais clareza do seu propósito.
 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Expresse, fale, opine, sugira! Nós queremos fazer nossa Aldeia cada vez melhor.

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.
© 2022 REVISTA ALDEIA Todos os direitos reservados.
Alguma dúvida? Nos te ajudamos. Ligue: (45) 3306-5751