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Empresarial

Patrícia Dalzochio Fávero
Graduada em Direito, MBA Executivo em Estratégias Empresariais.
Empresária e apaixonada por gestão, vendas e comunicação

A importância da pessoalidade nos negócios

Publicado em: 19/05/2022
Desde que me tornei empresária passei a ser uma consumidora muito mais exigente e atenta. Acredito que seja essencial que o dono de qualquer tipo de negócio esteja sempre atento para as referências inspirações e lições que estão presentes em todos os lugares que frequenta e compra não é?

Parte do que me ajudou a desenvolver um olhar mais crítico para minhas experiências de compra foi uma matéria que tive no MBA, naquela aula de comportamento do consumidor em que falamos bastante sobre a digitalização da mão de obra e como o seu exagero vem matando a pessoalidade no atendimento ao cliente dentro de diversos negócios. 

Houve uma época (não muito distante) que ter respostas automáticas, arquivos prontos, ctrl c + ctrl v na mão eram essenciais, e até mecanismos modernos de atendimento, tanto ao adquirir produtos como nos serviços, mas isso vem mudando. 

Hoje a supressão do atendimento humanizado é tanta que o jogo inverteu. Passou-se a valorizar muito mais o atendimento personalizado, pessoalizado e humanizado do que o robótico, e já temos vários exemplos disso com grandes empresas, como NuBank, Magazine Luiza e MC Donalds.

Fazer do seu atendimento algo mais pessoalizado e personalizado não quer dizer ter longas conversas e perder tempo ou noção no atendimento, muito pelo contrário, o atendimento mais personalizado deve ser direto e objetivo, retendo a atenção do cliente em potencial e fidelizando o consumidor que já compra de você.

A humanização, pessoalidade e personalização do seu atendimento deverá começar pelo seu posicionamento nas redes sociais. SIM! Gostando ou não, a forma mais eficaz de gerar conexão é através da sua imagem, da sua fala, sua voz. Ninguém conhece melhor o seu negócio do que você, não tenha medo de expor e expressar isso nas redes sociais!

Além de aparecer, algo muito legal para se fazer nas redes sociais (a exemplo do MC Donald's) é responder aos comentários, interagir com os clientes e aproximar o relacionamento.

Uma opção bacana para quem tem empresas menores é abrir constantemente caixinha de perguntas ou enquetes nos stories do Instagram, questionando sua audiência sobre o que eles preferem entre um ou outro produto que você tem, se já provaram o prato X ou o Y, escolher a cor da semana e mostrar vários looks ou produtos com essa cor - sério, as possibilidades são infinitas!

Abaixo deixo o link com um post bem bacana feito pelo NuBank que fala sobre “Encantamento ao Cliente” que traz várias lições sobre atendimento personalizado e como isso se torna um diferencial no seu negócio.

https://blog.nubank.com.br/superar-as-expectativas-do-cliente/
 

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