Colunas

Herança e sucessão

Publicado em: 13/04/2017

Os filhos são herdeiros naturais e normalmente recebem a herança na falta dos pais. Em alguns casos, os pais optam pela partilha em vida e doam aos filhos os bens. Em outros, doam, porém reservam o usufruto para si. Se o bem for dinheiro, na falta dos pais, será fácil para os filhos receberem a herança. Se forem imóveis, haverá um grau maior de dificuldade.

A maior delas é a valoração dos bens para possibilitar a distribuição entre os filhos de acordo com as preferências dos mesmos. Muitas vezes, será necessária a venda dos imóveis. Enquanto os próprios pais fazem a partilha, mantendo ou não o usufruto, os mesmos fazem o papel de mediador diante dos diferentes interesses e preferências dos filhos.  Na ausência, o processo é mais custoso e demorado.

No entanto, as dificuldades serão ainda maiores se entre os bens a serem deixados houver uma ou mais empresas. Essas tem um significado especial para seus fundadores. Nelas estão muitos anos de esforço, trabalho e dedicação e a mesma se confunde com a própria existência de seus fundadores. Para os filhos, muitas vezes não diz muito. São vistas às vezes como a razão maior para os pais não terem dedicado a eles maior tempo enquanto com eles viviam.

Para herdar uma empresa e dar continuidade a ela é preciso ser mais do que herdeiro. É preciso ser sucessor. E aí a situação se complica. Muitas vezes, os filhos optam por outras escolhas e quando chega o momento de herdar a empresa, estão envolvidos de tal forma com a sua profissão que não cabe mais assumir a empresa.  Há casos em que os filhos não tem a mínima condição de continuá-la.

Essa é a avaliação a ser feita antes de repassar o comando da empresa aos filhos ou deixar tudo indefinido até a sua falta para que os mesmos decidam o que fazer. Assim, há algumas perguntas a serem feitas: Os filhos são somente herdeiros ou são também sucessores? Se não há sucessores, o que fazer com a empresa? E se há, quem irá assumir o comando? Como preparar os filhos para que a sucessão seja bem sucedida e aceita pelos demais herdeiros? São perguntas que precisam de respostas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.
×

Assine Aldeia

Por apenas R$ 9,90* / mês.

Deixe seu telefone, nós ligamos para você.
Venha fazer parte da nossa tribo!