Colunas

Quando começar a educação financeira dos filhos?

Publicado em: 12/05/2017

Penso que seja conjuntamente ao processo de ensinamento de todas as outras atividades necessárias para se viver nesse mundo. Da mesma forma que se ensina um filho a andar, a falar, a se comunicar, a se alimentar, a cuidar da higiene pessoal e da saúde, a ler e a escrever, a trabalhar, a respeitar as pessoas e a natureza e a se defender dos perigos, se faz necessário ensiná-lo a administrar suas finanças bem como todo o seu patrimônio pessoal.

Parece severo tão cedo inserir os filhos no mundo do trabalho e do dinheiro, que é atividade de todos nós quando adultos, mas não é. As crianças nascidas hoje viverão mais que a nossa geração e precisarão trabalhar por muito mais tempo que nós. Não necessariamente em uma empresa ou em uma atividade geradora de renda. Mas, sim, até para garantir sua sobrevivência, uma vez que as famílias estão menores e os serviços mais caros. Cada vez mais teremos que ser autossuficientes em atividades básicas como cozinhar, cuidar da casa, administrar o patrimônio e as finanças pessoais, nelas incluído o dinheiro.

O que não se pode é explorar a capacidade de trabalho das crianças. Contudo, ensiná-las a cuidar de suas coisas e de seus pertences é um ato de amor e de preocupação com o seu bem estar na vida adulta e na velhice. Isso inclui ensiná-las a administrar e a cuidar do dinheiro porque este não aceita desaforo. E dinheiro só se gasta uma única vez. A segunda chance de gastá-lo será somente quando se conseguir mais. Para isso, será preciso trabalhar.

Portanto, da mesma forma que se deve ensinar uma criança desde pequena a folhear um livro sem destruir suas páginas, deve-se ensiná-la a segurar uma nota de dinheiro e não destruí-la e nem gastá-la sem necessidade.

O dinheiro desperta no ser humano uma série de sensações que variam de pessoa para pessoa. Esse impacto deve ser quebrado o quanto antes. Uma criança educada financeiramente, tanto pela família quanto pela escola, se transformará num adulto capaz tanto de administrar seu patrimônio e suas finanças quanto de ensinar as gerações seguintes.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.
×

Assine Aldeia

Por apenas R$ 9,90* / mês.

Deixe seu telefone, nós ligamos para você.
Venha fazer parte da nossa tribo!