Colunas

Intuição e percepção x informação

Publicado em: 08/06/2017

A intuição e a percepção são muito utilizadas pelos empreendedores. Muitas decisões de investimentos são tomadas tendo as mesmas como base. Muitas vezes dá certo. Por outro lado, muito mais vezes dá errado, e as decepções e os prejuízos são imensos.

Por isso, além do uso da intuição e da percepção, é aconselhável fazer uso da informação. É sabido que esta custa caro. E qual a razão desse custo alto? É simples. A informação precisa ser coletada, processada e cuidadosamente interpretada. E todo o processo precisa ser feito por pessoas que saibam o que estão fazendo, particularmente no que se refere a definir qual informação será coletada, qual metodologia será utilizada para o processamento e para a leitura ou interpretação dessa informação.

Sabendo disso, a maioria dos empreendedores prefere pular essa etapa, pois pensam não compensar o investimento nesse processo. Infelizmente, descobrem que esse processo jamais poderia ter sido negligenciado quando descobrem a inviabilidade do negócio depois de todos os outros investimentos terem sido feitos. Na maioria dos casos, o prejuízo financeiro e emocional é inevitável. Uma vez que, além de perder dinheiro, perde-se a própria autoconfiança. De bom fica somente a experiência.

É difícil ver pessoas investindo muito dinheiro em locação e reforma de imóveis, compra de equipamentos e estoques, contratação de pessoas e, alguns meses depois, fechando as portas inclusive com acúmulo de dívidas. Isso ocorre não somente por culpa da crise econômica que vivemos, mas, principalmente, por falta de um estudo de mercado, de localização e de viabilidade cuidadosamente elaborados.

Para um planejamento adequado é imprescindível um estudo prévio. Muitas vezes, não é preciso contratar pessoas especializadas para fazer todo o processo. Pode-se contratar profissionais da área somente para orientar a coleta, o processamento e a leitura da informação. O trabalho de campo pode e, em alguns casos, deve ser feito pelo próprio empreendedor. Isso lhe dará a oportunidade de confrontar sua intuição e percepção à luz da informação.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.
×

Assine Aldeia

Por apenas R$ 9,90* / mês.

Deixe seu telefone, nós ligamos para você.
Venha fazer parte da nossa tribo!