Colunas

Empresas e negócios

Publicado em: 14/08/2017

Uma empresa possui a capacidade de operar um ou mais negócios, sendo que pelo menos um é imprescindível, mais de um são possibilidades. Não há como constituir uma empresa sem definir seu ramo de atuação. Mesmo que nem sempre seja necessário ter uma empresa para operar um negócio, a existência desta está condicionada a definição de pelo menos um negócio a ser explorado.

Quando se tem a ideia de explorar algum negócio, é aconselhável contar com a ajuda de um profissional especializado para saber se, na fase inicial de sua exploração, já existe a necessidade da constituição de uma empresa. No caso de haver essa necessidade, definir qual a melhor forma de constituí-la sob o ponto de vista societário e fiscal. Isso porque a constituição de uma empresa implica uma série de custos tanto na sua abertura e na sua operação quanto no seu encerramento, caso a exploração do negócio se mostre inviável.

Por isso, na maioria dos casos, é aconselhável fazer um cuidadoso estudo de mercado para ver quais são as possibilidades de sucesso na exploração do negócio. Quando houver previsão de viabilidade e a legislação permitir, às vezes é melhor iniciar de forma autônoma ou como profissional liberal. E só promover a abertura da empresa quando se tem um grau maior de certeza.

Ser empreendedor é muito bom para a pessoa e para a economia como um todo. Porém não é tão fácil quanto parece. A abertura de um negócio, com a constituição de uma empresa e a sua manutenção custam muito caro. Se as vendas de produtos ou serviços não ocorrerem no montante esperado e com uma margem de comercialização suficiente, as chances de insucesso são grandes. Nesse caso, ocorrerão inevitáveis prejuízos. E não devemos nos esquecer que dinheiro perdido não volta mais e dívidas contraídas terão que ser pagas.

Portanto, inicie sua empresa pela escolha do negócio. Se você não for um especialista na área, procure saber como funciona a sua exploração e faça os testes de viabilidade antes de investir todo o seu tempo e recurso financeiro disponível. E pense muito bem antes de contrair dívidas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.
×

Assine Aldeia

Por apenas R$ 9,90* / mês.

Deixe seu telefone, nós ligamos para você.
Venha fazer parte da nossa tribo!