Colunas

Atendimento presencial

Publicado em: 13/10/2017

A evolução tecnológica levou a invenção dos computadores e sua redução de custos possibilitou o seu acesso a grande parte da população. Possibilitou, também, o surgimento da Internet e sua difusão que ajudou na expansão da demanda pelo computador. Essa união possibilitou o surgimento do comércio eletrônico que está mudando as relações entre os consumidores e as empresas de forma rápida e significativa.

Os consumidores gostam do comércio eletrônico. Parece que a emoção de comprar e aguardar a chegada do produto comprado fascina as pessoas, particularmente os mais jovens. Mais recentemente, o progresso tecnológico gestou um novo casamento que se constitui, atualmente, no maior prenúncio do futuro: as possibilidades geradas pela união do telefone celular com a Internet.

Com um aparelho de celular conectado à internet se dispensa, muitas vezes, o próprio computador. A tendência é ocorrer uma expansão cada vez maior do comércio eletrônico em detrimento do comércio tradicional. Entre outras vantagens, possibilita a redução dos preços e o aumento da oferta. Uma vez que os estoques são para atender a um país inteiro e não somente a um bairro ou a uma cidade.

Isso implicará uma mudança também na forma como o comércio tradicional funciona. Cada vez mais, será necessário inovar no atendimento ao cliente. Não somente no ato de receber e atender o cliente na loja. Mas, sim, em detalhes como horários de atendimento, tamanho do estoque, prazo e condições de entrega, formas de pagamento e, principalmente, atendimento personalizado.

Os pequenos e médios comerciantes muitas vezes têm dificuldades de estacionamento para os clientes e estoques reduzidos. Para enfrentar a concorrência dos grandes comerciantes e do comércio eletrônico, o atendimento presencial deverá estar muito mais voltado para atender efetivamente as necessidades dos clientes que vão às lojas. Observe você mesmo como o uso da Internet nos torna mais exigentes quanto ao tempo e nos torna muito mais apressados e impacientes. Só que quem procura as lojas para comprar quer um atendimento diferenciado!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.