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A compra de uma empresa

Publicado em: 08/11/2017

Muitas pessoas pensam na compra de uma empresa que já possui local, negócio, fornecedores, clientes e funcionários definidos, na crença de que é melhor iniciar a carreira de empresário por uma ideia ou estrutura já existente do que começar do zero. Nesses casos, é preciso avaliar se essa aquisição é de fato um bom negócio. Essa avaliação é composta por uma série de verificações que o comprador deverá seguir à risca. A negligência de alguns passos desse roteiro poderá ser causa de muitos problemas.

A ajuda de especialistas no assunto, é fundamental. Dependendo do tamanho, se faz necessário contratar uma equipe que domine a metodologia necessária para se fazer uma avaliação jurídica, contábil, previdenciária, tributária, ambiental, financeira, mercadológica, estratégica e econômica da empresa. Acreditando ser dispendioso e dispensável tal avaliação, muitos adquirem uma empresa por impulso, no entusiasmo do momento.

Num processo de avaliação, é preciso atribuir valor ao negócio de forma separada dos demais haveres da empresa, considerando seus resultados passados, presentes e a sua expectativa de resultados futuros. Haveres como imóveis, veículos, máquinas e equipamentos e estoques deverão ser avaliados a preços de mercado. Isso é relativamente fácil fazer. O mais difícil é atribuir valor ao negócio. É nessa hora que um especialista poderá fazer a diferença.

Além dessa avaliação, é preciso fazer uma projeção dos possíveis passivos ocultos que possam existir. Normalmente, esses passivos são de natureza trabalhista, previdenciária, comercial, tributária e ambiental. É necessário, também, identificar todos os passivos já existentes.

Ao adquirir a empresa sem essa correta avaliação, corre-se o risco de, além de comprar algo inviável ou por um preço superior a um preço justo, ainda comprar um passivo oculto de valor indeterminado. Na avaliação se calcula o risco que se corre ao dar continuidade a uma empresa já existente. A correta avaliação é uma segurança tanto para o comprador quanto para o vendedor cuja responsabilidade não termina no ato da venda.

 

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