Colunas

A importância da liquidez

Publicado em: 15/12/2017

A moeda tem três funções básicas na economia: reserva de valor, unidade de conta e meio de troca. A reserva de valor é a que permite guardar a moeda em detrimento de outros bens. Quando precisamos dos mesmos, usamos a moeda para obtê-los. A unidade de conta é a que permite expressar o valor dos bens em uma única unidade, ou seja, em unidades monetárias. Um quilo de arroz custa R$3,00 e não meio quilo de feijão ou dois quilos de batatas.

A função de meio de troca é a que chama mais a atenção. Pela moeda, troca-se qualquer bem, quer seja ele um produto ou um serviço. Dificilmente alguém recusará a moeda na troca por um bem. Inclusive, nem poderá haver a recusa em receber a moeda vigente em uma troca. Esse poder é garantido por lei.

Antes da invenção da moeda trocava-se bens por outros bens e isso dificultava muito as trocas. Além de facilitadora das trocas, a moeda tem uma função essencial na economia e na vida das pessoas, pois ela é sinônimo de liquidez, essencialmente quando são baixas as taxas de inflação. E o que é um ativo líquido? É um ativo que tem uma alta taxa de troca por moeda. Logo, pode-se ver que muitos bens tem uma baixa capacidade de liquidez. Por exemplo, imóveis, veículos, móveis e uma série de outros bens. E qual é o nosso hábito frequente em relação ao nosso patrimônio? À medida que vamos ganhando dinheiro, vamos imobilizando e abrindo sempre mão da liquidez. Isso vale para o patrimônio pessoal e de nossas empresas.

Ao abrir mão da liquidez abrimos mão da possibilidade de fazermos bons negócios. Pois bons negócios se faz com dinheiro. Dinheiro se ganha com dinheiro. Sem a moeda para facilitar as trocas e obter bons descontos nas compras de todos os bens que precisamos – bens tanto para consumo quanto para investimento – temos mais dificuldades em fazer bons negócios.

No Brasil, atualmente, a inflação está sob controle e por isso a moeda cumpre a sua função de reserva de valor. Não imobilize demais e não tenha pressa em se desfazer da moeda. Por segurança, guarde-a numa instituição financeira e use suas funções ao seu favor.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.
×

Assine Aldeia

Por apenas R$ 9,90* / mês.

Deixe seu telefone, nós ligamos para você.
Venha fazer parte da nossa tribo!