Colunas

2018 chegou. E agora?

Publicado em: 02/02/2018

Todo início de ano é hora de renovar sonhos e esperanças. A virada de ano é um marco na vida das pessoas. Contabilizam-se as conquistas do ano anterior e planeja-se o próximo ano. Espera um pouco: eu disse, planeja-se? Será que é isso mesmo?

A percepção que tenho é que o planejamento nem sempre faz parte das atividades no início do ano. Muitas vezes nem no início, nem no meio e nem no fim. Só são renovados os sonhos e as esperanças. O planejamento não. É isso que precisa ser incorporado às tarefas do início do ano. O planejamento, acompanhado de um cuidadoso estudo das possibilidades, dificuldades, necessidades, aspirações, sonhos e esperanças.

Sonhar é bom e necessário, mas não é suficiente. Precisa-se de um planejamento de curto, médio e longo prazos pois o tempo passa e, por mais longínquo que o horizonte possa parecer estar, um dia ele chega. Com qual sentimento se quer chegar até ele, que será o tempo presente do amanhã?

Com o sentimento de que somente a vida está passando e não se consegue sair do mesmo lugar? Da mesma cidade, da mesma casa, do mesmo emprego, do mesmo salário, das mesmas dificuldades e incapacidades de fazer o que se sonha e muitas vezes se necessita?

Penso que não. É possível antecipar o que se quer no futuro, trabalhando no presente. O planejamento e os estudos que se precisa fazer para determinar as metas e os objetivos, primeiro faz a pessoa tomar consciência do que precisa fazer e, segundo, indica os caminhos a serem seguidos.

A partir daí, é preciso estudar e trabalhar mais. Você pode pensar: “mas eu já faço isso. Ah, quanto eu estudo e quanto eu trabalho!”. É verdade. Porém, lhe pergunto: você está estudando para adquirir conhecimento na área que você tem a sua maior habilidade? Você está trabalhando com uma visão de médio e longo prazos, de forma disciplinada e comprometida?

Se for assim, com certeza o seu futuro será tão bom quanto você espera. Porque nele você estará obtendo um ganho de produtividade nas suas ações e uma renda maior. Não se iluda. Para atingir seus sonhos de forma plena, você precisará de mais renda.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.