Colunas

Você é metódico?

Publicado em: 09/04/2018

Muitos são metódicos, mas evitam demonstrar ou dizer que são porque temem serem chamados de chatos. Por isso, você deve ter pensado duas vezes, ou mais, antes de responder positivamente à essa pergunta. Mas o que é ser metódico? Para os dicionários, ser metódico é “agir sob regras”, não se afastando das mesmas. O método está atrelado às atitudes da pessoa.
Via de regra, o metódico é também um perfeccionista. Não precisa dizer que se essa pessoa viver no Brasil sofrerá muito. Parece impregnado em nosso subconsciente que uma das melhores e maiores qualidades nossas é a criatividade. Espera-se o problema aparecer para depois pensar na solução. Muito por conta disso, temos uma das menores produtividades do trabalho no mundo.
A baixa produtividade média do trabalho, no Brasil, entre outras causas, ocorre por conta do retrabalho. Ou seja, precisa-se repetir várias vezes uma tarefa para que ela atinja o objetivo. Edifiquem uma obra para verem quantos processos serão repetidos até que se atinja o objetivo. Muitas vezes, a repetição do processo implica deterioração da qualidade do produto ou do serviço, perda enorme de material e de tempo e insatisfação geral. Tanto do contratante quanto do contratado, pois o tempo e o material dispendido na repetição não foram pagos integralmente pelo contratante.
Por isso, necessário se faz reaprender – se é que um dia já se aprendeu – a criar ou simplesmente ter a coragem de se render aos métodos e segui-los. Essa simples atitude fará com que a produtividade do trabalho cresça no Brasil. Com isso, crescerá o nível de renda, a satisfação com os serviços e os produtos adquiridos; ocorrerá um ganho extraordinário em nível de preservação do meio ambiente e dos seus escassos recursos.
Não é preciso inventar muito. É preciso seguir os métodos e as regras já definidas e testadas para se melhorar a produtividade do trabalho. Inovação pode ser uma mudança de atitude. Orgulhe-se de ser metódico e perfeccionista. Alguns poderão taxá-lo de chato. Porém, ficarão muito mais satisfeitos quando lhe contratarem para fornecer um produto ou um serviço.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.
×

Assine Aldeia

Por apenas R$ 9,90* / mês.

Deixe seu telefone, nós ligamos para você.
Venha fazer parte da nossa tribo!