Colunas

Custo de oportunidade

Publicado em: 10/07/2018

Decisões acertadas credenciam, sempre, para a opção por novas oportunidades. É assim, aproveitando as boas oportunidades que se progride materialmente e se vive melhor

 

Para os economistas este termo é familiar. Para a maioria das pessoas não é. Nem por isso deixa de ser tão importante. Numa definição clássica, pode-se dizer que o custo de oportunidade é o custo da melhor alternativa. Traduzindo para o dia a dia, o que isso significa?


Significa dizer que é o custo ao qual se incorre ao se fazer uma escolha em detrimento de outra. Isso é comum. São raros os momentos em que há somente uma alternativa para quase tudo que se vai fazer. Quase sempre há duas ou mais. Veja esse exemplo: você tem uma reserva de recursos, em dinheiro, aplicada numa caderneta de poupança e um trabalho em uma empresa. Decide deixar o trabalho e montar sua própria empresa e investir toda a sua reserva em dinheiro. 


O rendimento ao qual você abre mão ao sacar o dinheiro da sua caderneta de poupança é um custo de oportunidade ao qual você passará a incorrer. Um segundo custo ocorrerá no momento em que você deixar o seu trabalho para cuidar do seu negócio. O salário que você deixará de receber será um outro custo de oportunidade. Isso porque o salário, tal qual o rendimento da caderneta de poupança, é certo. Você poderá dizer: “mas e se eu perder o emprego?” Nesse caso, mesmo que demande um tempo, você arranjará outro. 


Esses exemplos dão uma ideia do quanto o custo de oportunidade deve ser levado em consideração a cada decisão que se toma ao longo da vida. Pois a vida é feita de escolhas. E a opção por uma, normalmente, impede a opção por outra. Decisões acertadas credenciam sempre para a opção por novas oportunidades. É assim, aproveitando as boas oportunidades que se progride materialmente e se vive melhor, porque, com mais renda e menos problemas para administrar, fica mais fácil viver bem.


É possível concluir ainda que decisões precipitadas e tomadas no calor das emoções, sem um estudo prévio e sem a orientação adequada, quer seja de profissionais habilitados ou de pessoas experientes e de sua confiança, poderão ter um custo muito alto. Tanto no sentido de promover prejuízos financeiros quanto no sentido de lhe causar inúmeros problemas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.
×

Assine Aldeia

Por apenas R$ 9,90* / mês.

Deixe seu telefone, nós ligamos para você.
Venha fazer parte da nossa tribo!