Colunas

Falar corretamente é ainda melhor!

Um discurso sem conhecimento do assunto pode ter consequências graves na vida de outras pessoas ou empresas. Emitir pareceres limitados e opiniões falhas interferem nas decisões de outros indivíduos.

 

O ditado popular “falar é prata, ouvir é ouro” tem um significado relevante. Ouvir é ouro, principalmente quando o assunto falado é relevante. Mas ouvir quando quem fala está conversando sem propósito definido, é de certo ponto até incômodo.

A meu ver, a relevância da comunicação parte de quem está se expressando. Neste quesito, somos muito descuidados. Um discurso sem conhecimento do assunto pode ter consequências graves na vida de outras pessoas ou empresas. Emitir pareceres limitados e opiniões falhas interferem nas decisões de outros indivíduos, certamente, o que pode até desprestigiar a reputação alheia e causar grandes prejuízos.

Por isso, se expressar corretamente não é somente utilizar o português correto ou teorizar sobre um assunto, mas, sim, saber falar sobre algo conhecido e desprovido daqueles conceitos prévios, usualmente conhecidos como preconceitos, que mais atrapalham do que ajudam. Especialmente nos dias atuais em que o acesso às mídias sociais é irrestrito e as pessoas têm a liberdade para escrever o que pensam e publicar suas mais diversas opiniões. Este ferramental pode ser muito útil quando bem utilizado, mas é preciso cuidado, pois o que se escreve, muitas vezes, fica registrado para sempre.

Na vida pessoal, esta questão ainda é de certa forma controlável, mas no ambiente empresarial, onde o tempo, o trabalho e as economias das pessoas estão ali depositadas, a emissão de pareceres e de opiniões precisam ser muito bem subsidiadas. Precisa-se fugir do óbvio e das respostas prontas. Há a necessidade de observar, estudar e pesquisar sobre o assunto antes de se manifestar. 

Os problemas que envolvem o ambiente empresarial precisam ser tratados sem pressa para a obtenção de respostas. Com pressa para procurar a resposta, mas não com pressa para responder. E, muitas vezes, obter as melhores perguntas é ainda mais vantajoso. Por isso, o cuidado precisa ser redobrado, principalmente quando se fala ou escreve algo sobre uma empresa ou um profissional. É preciso estar sempre atento! 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.