Colunas

Os prejuízos da corrupção

Publicado em: 10/06/2018

A redução expressiva da corrupção apenas será possível quando uma cultura de honestidade for incorporada pelas pessoas, que precisam agir com atitudes honestas e não coniventes com a corrupção


Atos de corrupção são danosos às sociedades. Por um momento, podem até beneficiar uma pessoa ou um pequeno grupo, mas a longo prazo, são desastrosos. A corrupção é assunto antigo na humanidade, discutida por filósofos e pensadores e reconhecida pela primeira vez ainda antes de Cristo, com prejuízos para a população da época.

Assunto antigo e ao mesmo tempo contemporâneo, no Brasil, especialmente após escândalos de corrupção entre Governo e grandes empresários, despertou nas pessoas o sentimento de mudança.

A redução expressiva da corrupção apenas será possível quando uma cultura de honestidade for incorporada pelas pessoas, que precisam agir com atitudes honestas e não coniventes com a corrupção. É fácil cobrar dos outros atitudes corretas mas quando o benefício é próprio, nem sempre se vê ações iguais ao discurso.

Está se atribuindo ao seu fim a confiança na solução da maior parte dos problemas que nos aflige. É indiscutível os benefícios que o fim da corrupção trará. Porém sozinho, esse feito não será capaz de resolver nossos problemas. Precisamos de mais ações.

O Brasil é um país imenso, com problemas de toda a ordem, onde há muito ainda por fazer. E parte do que está pronto, quando bem feito, já precisa ser reformado. Para onde se olha, se enxergam problemas. A infraestrutura produtiva pública e de serviços à população está pedindo socorro.

Sem esquecer que a baixa produtividade também leva a maior concentração da renda. O Brasil é um país cuja produção é pequena e a renda está muito concentrada. Por isso, além do combate à corrupção, é preciso melhorar a gestão pública e privada e aumentar a produtividade. Sem esse pacto coletivo, não haverá investimento e prosperidade para melhorar de fato a vida das pessoas. 

Uma boa alternativa seria as empresas valorizarem mais os seus colaboradores e esses, valorizarem mais as oportunidades recebidas das empresas visando aumentar a produtividade e a produção da economia. Sem mudanças, a nível cultural, político, econômico e social, ficará mais difícil combater a corrupção e melhorar a situação do país.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.