Colunas

Informação: fator de continuidade dos negócios

Relatos de empresários constatando que o momento está difícil e que as empresas têm problemas são muito recorrentes. Porém, quando se elencam perguntas sobre o negócio, a maior parte delas fica sem resposta


A informação é um dos insumos mais vitais para uma organização. Tão importante quanto sua posse, é sua qualidade e tratamento, ou seja, o que de fato se faz com a informação obtida. A primeira e principal fonte de informação de uma empresa é a sua Contabilidade. Nesta devem constar o registro de todos os fatos ocorridos. Tudo o que se compra e vende (operação), que se empresta e toma emprestado (remunerações e dívidas) e, todo o resultado da(s) atividade(s) (retorno), devem estar registrados. 

Infelizmente, no Brasil, muitos ainda acreditam que a viabilidade de uma empresa se dá pelo registro parcial dos negócios à Contabilidade e ao Governo. Definitivamente, asseguro que o Fisco e a Contabilidade não são os grandes vilões das empresas. Os vazamentos que ocorrem, principalmente pela falta de controle e, pela falta de coleta e tratamento das informações, são causadores de um prejuízo maior.

Esse prejuízo é difícil de ser medido. No entanto, é o responsável pelo fim de muitas empresas. Pois só se sabe o que ocorreu e jamais se sabe o que ocorreria caso as ações tivessem sido feitas de forma diferente. Quando se negligenciam os ritos dos negócios, com a sua execução, seu registro e sua medição, se perde a oportunidade de analisar o que foi feito de maneira adequada e o que não foi. Com isso, se perde a grande oportunidade de auditar os processos, descobrir as falhas e corrigi-las.

Relatos de empresários constatando que o momento está difícil e que as empresas têm problemas são muito recorrentes. Porém, quando se elencam perguntas sobre o negócio, a maior parte delas fica sem resposta. 

E por quê? Simples, porque não há o registro de todos os eventos. Quando se registra tudo, a Contabilidade responde a todas as perguntas. Fazer uma análise e inferir as causas dos problemas fica muito mais possível. Por consequência, saber quais decisões precisam ser tomadas, fica ainda mais fácil.  Por isso, disposição, qualidade e tratamento de dados, gerando informações transparentes, são questão de sobrevivência para as empresas. Pense nisso!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.