Colunas

LIVRO

O momento de voar - Melinda Gates

Publicado em: 27/05/2021

“É preciso coragem para pedir o que queremos - especialmente se for mais do que as pessoas acham que merecemos.”

Escrito em 2019, o livro é um choque de realidade em um universo que a maioria de nós vive. Melinda mostra que é muito mais do que um nome atrelado a Bill Gates (atualmente seu ex-marido) ao contar sua trajetória em Organizações Mundiais para a equidade das mulheres.

Há ainda quem pense no feminismo como uma luta contra o sexo masculino, ou até que esta é uma pauta antiga, pois as mulheres já conquistaram todos os direitos possíveis, e até mesmo venha contrapor a ideologia feminista com a evidência de que conheça uma mulher que receba um salário maior do que um homem. Mas isso ainda não é uma normalidade, e infelizmente, ainda está longe de ser. A equidade de gênero ultrapassa barreiras biológicas e psicológicas, mas encontra um muro em doutrinas culturais e religiosas.

A escritora relata as culturas ancestrais que ainda resistem na Índia e em diversos países na África, e que ainda são aplicadas. Seja na negação do uso de contraceptivos, mutilações genitais, casamentos infantis, educação exclusiva para homens, até a jornada de trabalho não remunerada e a sorte em contraposição à ideia de meritocracia.

Muito mais do que exposição, Melinda nos guia por histórias emocionantes e reais que presenciou, dando nomes às mulheres que compartilharam suas histórias, e mostrando o quanto ainda é complexo e difícil sair de realidades abusivas. 

O livro é uma ótima referência para quem busca mudar a realidade em que vive, e reconhece (ou busca reconhecer) as divergências entre dois mundos tão próximos e tão distantes simultaneamente: o feminino e o masculino.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.
×

Assine Aldeia

Por apenas R$ 9,90* / mês.

Deixe seu telefone, nós ligamos para você.
Venha fazer parte da nossa tribo!